Uma reunião para tratar de projetos ligados à agenda climática e mobilidade urbana sustentável será realizada nesta quarta-feira (23), às 14h, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (Semea), no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, Casa do Café (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana).
Estarão no encontro a Conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico da Embaixada da França, Françoise Méteyer-Zeldine, e o Gerente de Mudanças Climáticas do ICLEI (Governos Locais para Sustentabilidade), Igor Albuquerque. O encontro terá ainda a participação de gestores e técnicos da Semea, das secretarias de Transportes, Planejamento Urbano e do Ipplan – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento.
Além de exemplos de boas práticas internacionais em mobilidade urbana sustentável, o intercâmbio permitirá estudar perspectivas de cooperação entre o município e a Agência Francesa de Desenvolvimento, com foco na agenda de sustentabilidade local.
A conselheira Françoise Méteyer-Zeldine apresentará um balanço dos 30 anos de Plano de Mobilidade Urbana na França e sobre o Programa “Mobilise Your City, plataforma internacional voltada a apoiar a elaboração e a implementação de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável.
O gerente de mudanças climáticas do ICLEI, Igor Albuquerque, fará uma apresentação sobre os Inventários Municipais de Gases de Efeito Estufa. O Secretário de Transportes, fará uma apresentação sobre o Plano de Mobilidade Urbana de São José dos Campos.
O diretor de planejamento ambiental da Semea, falará sobre a adesão de São José dos Campos ao “Compacto de Prefeitos”, coalizão global de prefeitos para o enfrentamento às mudanças climáticas em âmbito local.
A interface com a agência francesa surgiu durante a II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, na qual a Prefeitura de São José dos Campos participou a convite do ICLEI, por ocasião da adesão do município ao Compacto de Prefeitos. Para o diretor de planejamento ambiental , este compromisso está abrindo portas para parcerias.
“Esta interlocução é muito oportuna frente ao compromisso firmado pelo município em desenvolver e implantar políticas públicas voltadas ao combate às mudanças climáticas. A mobilidade urbana sustentável é uma das principais políticas para se reduzir a emissão de gases de efeito estufa em âmbito local”, destacou.
Compacto
Em outubro de 2015, a Prefeitura de São José dos Campos aderiu ao “Compacto de Prefeitos”, coalizão de prefeitos e autoridades locais comprometidos em reduzir as emissões locais de gases de efeito estufa (GEE), aumentar a resiliência às mudanças climáticas e acompanhar com transparência o seu progresso.
O acordo estabeleceu critérios de conformidade que devem ser atendidos por etapas no período de três anos. As cidades signatárias se comprometem a realizar e relatar publicamente o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), compatível com o Protocolo Global, a análise das ameaças e vulnerabilidades climáticas que a cidade enfrenta, o cumprimento de metas de redução de emissão pactuadas e a elaboração de planos de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O Compacto foi ativado sob a liderança de redes globais de cidades – Grupo C40 de Liderança Climática das Cidades (C40), ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) – e com o apoio da UN-Habitat, principal agência da ONU sobre questões urbanas.
Leia também:
São José dos Campos (SP) abre licitação para integrar bicicletas ao transporte público
Prefeitura de São José dos Campos (SP) adia processo de licitação do BRT
São José dos Campos (SP) usa biometria facial nos ônibus para fiscalizar uso de bilhetes