Rio de Janeiro é a cidade mais congestionada do Brasil

Em sua 5ª edição, o TomTom Traffic Index traz o ranking das cidades onde os motoristas passam mais tempo no trânsito

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Fonte: TomTom Traffic Index 2016  |  Autor: TomTom Traffic Index 2016  |  Postado em: 22 de março de 2016

Congestionamento no Rio de Janeiro

Congestionamento no Rio de Janeiro

créditos: Pensa Brasil

 

TomTom (TOM2) divulgou hoje os resultados do relatório anual TomTom Traffic Index 2016 com informações sobre as cidades mais congestionadas do mundo. E para os motoristas do Rio de Janeiro as notícias não são boas, pois a cidade revelou-se a mais congestionada no Brasil. Em 2015, os motoristas do Rio gastaram 47% a mais de tempo parados no trânsito a qualquer hora do dia e até 79% nos períodos de pico no final do dia em comparação com uma situação de fluxo livre, sem congestionamentos – acrescentando até 165 horas a mais de viagem por ano.

 

O relatório da TomTom tem como base o Índice de Nível de Congestionamento, que é o tempo adicional (em porcentagem) que o motorista levará no trânsito em comparação com uma situação em que não há congestionamento. Utilizando dados de 2015, o TomTom Traffic Index avalia a situação do congestionamento de trânsito em 295 cidades de 38 países em seis continentes. A TomTom trabalha com 14 trilhões de pontos de dados, acumulados durante oito anos. Este é a quinta edição do relatório.

 

No Brasil, depois do Rio de Janeiro, as próximas na classificação são Salvador e Recife, com 43%, Fortaleza com 33% e São Paulo com 29%, compondo as cinco cidades com trânsito mais congestionado no país.

 

“Os dados históricos de trânsito da TomTom mostram que os congestionamentos subiram 13% globalmente desde 2008. Entretanto, observamos uma melhora no Rio de Janeiro no último ano, de 51% para 47%. Isso pode ser um reflexo inicial dos investimentos em mobilidade que a cidade vem recebendo nos últimos anos. Com a consolidação do TomTom Traffic Index, é possível verificar a evolução de diversas cidades no Brasil e oferecer dados detalhados para ajudar nos planejamentos destas cidades”, comenta Marcelo Fernandes, Diretor de Operações da TomTom para América Latina.

 

O congestionamento aumentou globalmente

Embora os dados históricos da TomTom tenham revelado um aumento de congestionamento de trânsito ao longo dos anos, há diferenças significativas entre os continentes. Enquanto os congestionamentos na América do Norte aumentaram em 17%, na Europa eles aumentaram apenas 2%. O fato pode estar relacionado ao crescimento econômico na América do Norte e à depressão econômica no restante da Europa. Os dados europeus podem ser fortemente influenciados pelos países do sul da Europa como Itália (-7%) e Espanha (-13%), onde ocorreram reduções marcantes nos congestionamentos de trânsito nos últimos oito anos.

 

”O relatório é divulgado todo ano para auxiliar os motoristas, cidades e planejadores do transporte urbano a entender as tendências do trânsito, porém o mais importante é como melhorar a situação global do trânsito. Realmente queremos que todos pensem em como reduzir o tempo desperdiçado no trânsito, todos os dias – e compreendam que cada um de nós deve fazer a sua parte. Se apenas cinco por cento de nós alterássemos os nossos planos de viagem, o tempo de deslocamento nas principais estradas seria reduzido em até 30%. Coletivamente, podemos trabalhar juntos para vencer os congestionamentos de trânsito”, explica Ralf-Peter Schaefer, vice-presidente da TomTom Traffic.

 

O executivo explica que as autoridades rodoviárias e governos locais podem usar os dados de tráfego da TomTom para administrar o fluxo do trânsito durante a hora do rush. “Podemos auxiliar as empresas no planejamento de horários de trabalho mais inteligentes para ajudar os funcionários a evitar deslocamentos durante a hora do rush. Fornecemos aos motoristas informações do trânsito em tempo real e o roteamento inteligente do tráfego de que precisam para evitar estradas congestionadas e chegar aonde querem, mais depressa”, diz Schaefer.

 

As pessoas podem saber mais sobre o TomTom Traffic e descobrir qual é a classificação da sua cidade em www.tomtom.com/trafficindex. Ali também é possível encontrar orientações sobre como vencer os congestionamentos de trânsito e algumas análises independentes. E, pela primeira vez, uma seleção de ‘Perfis de Cidades’ oferece detalhes sobre as medidas que estão adotando para melhorar a mobilidade.

 

Classificação geral das cidades mais congestionadas no Brasil em 2015 (nível diário geral de congestionamento– tempo adicional de percurso):

1

Rio de Janeiro

47%

6

Belo Horizonte

27%

2

Salvador

43%

7

Porto Alegre

22%

3

Recife

43%

8

Brasília

19%

4

Fortaleza

33%

9

Curitiba

18%

5

São Paulo

29%

-

 -

 -

 

Classificação das cidades mais congestionadas do mundo em 2015 (nível diário geral de congestionamento– tempo adicional de percurso – população acima de 800 mil pessoas):

 

1

Cidade do México

59%

6

Bucareste

43%

2

Bangkok

57%

7

Salvador

43%

3

Istanbul

50%

8

Recife

43%

4

Rio De Janeiro

47%

9

Chengdu

41%

5

Moscou

44%

10

Los Angeles

41%

 

 

Sobre a TomTom

Nossa missão na TomTom é tornar a tecnologia tão fácil de usar, que todos possam se beneficiar disso.

 

Inventamos dispositivos de navegação que são fáceis de usar, ajudando, assim, milhões de pessoas a chegarem aonde querem estar. Hoje, continuamos a simplificar o complexo, fazendo com que a tecnologia fique mais acessível a todos.

 

Temos quatro unidades de negócio focadas no consumidor: Consumidor, Telemática, Automotiva e de Licenciamento.

 

Produzimos dispositivos de navegação, relógios esportivos e câmeras de ação de fácil uso para nossos consumidores. Permitimos com que as empresas melhorem facilmente a performance de veículos e aumentem a eficiência geral da frota com nossas soluções Telemáticas. Também oferecemos nossa plataforma de mapas em tempo real, que é líder mundial e está alimentando inovadores serviços baseados em localização, e ajudando a fazer da condução automatizada uma realidade para a indústria automotiva.

 

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