Numa ação inédita, a Câmara de Lisboa promove hoje (17) a retirada de vários postes de sinalização das vias públicas para com isso melhorar a mobilidade urbana dos cidadãos. A iniciativa é acompanhada por representante da Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.
"Esta é uma iniciativa que se destina a dois públicos: aos pedestres, que se beneficiam com a melhoria dos passeios e da mobilidade, e também aos motoristas, já que simplifica a leitura e orientação para quem está dirigindo", afirmou o vereador da Mobilidade de Proximidade e Segurança da Câmara de Lisboa, Carlos Castro.
O parlamentar explicou que a iniciativa de retirada dos postes inadequados está sendo feita sob a responsabilidade das chamadas 'Brigadas Lx', constituídas por funcionários municipais.
A ação prevê a substituição de sinalização antiga por nova, a realocação dos postes ou a sua retirada definitiva, "para evitar sinais redundantes", afirma Castro.
A ação, que teve início pela manhã desta quinta-feira (17) na Praça do Rossio (Baixa de Lisboa), foi acompanhada pela secretária de Estado Ana Sofia Antunes.
Para a realização deste trabalho, cinco 'Brigadas lx', criadas no ano passado, foram distribuídas por unidades de intervenção territorial, divididas entre as zonas da cidade: Norte, Oriental, Centro, Ocidental e Centro Histórico.
Leia também:
Seis princípios de desenho urbano para melhorar a segurança nos cruzamentos
Calçadas, ciclovias e muito verde: revitalização de Lisboa inicia em março
Aveiro, em Portugal, sedia encontro de mobilidade urbana com bicicleta