Estudo calcula a distância ideal dos moradores até estações de transporte de média e alta capacidade

Mundialmente, o tempo máximo considerado adequado, em termos de mobilidade urbana, varia de 10 a 15 minutos, o equivalente a cerca de 1km de caminhada

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Fonte: Extra  |  Autor: Luã Marinatto  |  Postado em: 29 de fevereiro de 2016

Estação de trem em Nilópolis, na Baixada Fluminens

Estação de trem em Nilópolis, na Baixada Fluminense

créditos: Reprodução/Extra

 

Qual distância você percorre até chegar a uma estação de transporte público? Mundialmente, o tempo máximo considerado adequado, em termos de mobilidade urbana, varia de 10 a 15 minutos, o equivalente a cerca de 1 km de caminhada. Com base nestes números, a ONG ITDP, referência no setor, criou um indicador que mede o desempenho das cidades na hora de atender aos anseios dos seus moradores por locomoção.

 

Batizado de PNT (em inglês “People Near Transit” ou “Pessoas Próximas ao Trânsito”, em tradução literal), o índice se norteia por uma conta simples: o percentual da população de determinado local que mora a uma distância máxima de 1km das estações de transporte de média e alta capacidade. Isso quer dizer que um ponto de ônibus convencional, por exemplo, não é considerado na análise.

 

"Nossa intenção é oferecer um parâmetro que possa ser utilizado para monitoramento e direcionamento de políticas públicas, além de contribuir para o planejamento urbano da cidade", explica o engenheiro Iuri Moura, gerente de projetos do ITDP.

 

A primeira cidade analisada com o PNT foi o Rio de Janeiro. Em 2010, de acordo com o ITDP, o índice era de 36%. Ano passado, já com dois corredores BRT, subiu para 47%. A projeção do instituto é de que esse número chegue a 56% nos próximos cinco anos, quando estarão operando mais dois BRTs, o VLT e a Linha 4 do metrô.

 

Positivo na comparação com outras capitais do país, como São Paulo (25%) e Belo Horizonte (26%), o resultado ainda fica abaixo do de cidades consideradas referências em mobilidade, como Barcelona (99%) e Paris (100%). Além disso, o cenário é mais negativo na análise de toda a Região Metropolitana do Rio, que alcançou apenas 28% no PNT.

 

Para melhorar esse desempenho, o governo do estado vem promovendo estudos e modelagens para definir os corredores de BRT intermunicipais a serem implantados nos próximos anos. Na Baixada Fluminense, por exemplo, uma faixa expressa para ônibus deve ser instalada na Via Light.

 

Com a melhoria da mobilidade urbana, que permite a redução do tempo de deslocamento, melhora, primordialmente, a qualidade de vida da população. As pessoas vão para casa mais cedo, dedicam mais tempo à família e isso tem reflexo direto na saúde, na educação e na segurança", reconhece Rodrigo Vieira, recém-empossado como secretário estadual de Transportes.

 

Secretaria: outro método

Segundo a Secretaria municipal de Transportes do Rio, 63% dos moradores da cidade serão atendidos por sistemas de transporte de alta capacidade a partir da inauguração do VLT, dos dois novos BRTs e da Linha 4 do metrô. A pasta, entretanto, usa uma metologia diferente da do ITDP.

 

Em vez de tomar como base as estações de embarque e desembarque, como faz o instituto, a secretaria informou por nota que emprega “a distância de 1km (para os dois lados) do traçado dos meios de transporte disponíveis”.

 

‘É fundamental poder comparar as cidades’

Entrevista com Iuri Moura, engenheiro e gerente de projetos do ITDP

Qual a importância do PNT?

Além de auxiliar no planejamento urbano, é fundamental poder comparar objetivamente o nosso patamar com o de outras cidades. O Rio ainda está distante do que é considerado referência.

 

Mas o índice fornece um quadro amplo sobre o setor?

É essencial deixar claro que o PNT não aborda todos os aspectos relevantes na questão do transporte público. Fatores como a qualidade do serviço e a integração, por exemplo, não são analisados.

 

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