Copenhague, na Dinamarca, já era um excelente lugar para utilizar a bicicleta como meio de transporte. Afinal, não é a toa que 50% da população utiliza o modal para seu transporte diário. Agora, uma nova medida está prestes a melhorar ainda mais este cenário.
Recentemente, foi anunciado que todos os cruzamentos sinalizados na região central da cidade vão receber semáforos capazes de identificar o tipo do veículo que está se aproximando para organizar de maneira mais eficiente o tráfego, dando sempre preferência para a bicicleta.
Ao todo, serão instalados 380 equipamentos capazes de detectar "ondas verdes". Isso quer dizer que, com o novo sistema, grupos de ciclistas que estiveram andado a 20 km/h pegarão todos os semáforos abertos na ida e na volta do trabalho.
Assim, quem costuma andar mais rápido vai acabar andado um pouco mais devagar. Já os mais lentos tenderão a aumentar a velocidade para aproveitarem-se do farol aberto, deixando o fluxo mais homogêneo. Com isso, espera-se que o tempo de deslocamento diminua em 10% para os ciclistas e de 5 a 20% para quem vai de ônibus.
Leia também:
Cidade se renova com bondes, bikes e drones
Pela Dinamarca, de Stege até Copenhague de bike, patins e a pé
Copenhagen Bicycle Account 2014