Que tal sair pela cidade conduzindo um patinete que, na hora de subir no ônibus ou no metrô, vira mochila?! Ou quem sabe prefira locomover-se numa motoneta elétrica, não poluente, que recarrega as próprias baterias com energia solar, ou seja, dispensa tomada.
Pois veículos assim já existem, por enquanto como projetos. E foram selecionados entre os dez finalistas do 13º Prêmio Alcoa de Inovação, concurso voltado a estudantes universitários e profissionais, que busca incentivar ideias criativas e sustentáveis com o uso do alumínio.
Na edição deste ano do Prêmio da Alcoa, dois projetos especialmente pensados para melhorar a mobilidade urbana estão entre os finalistas. São eles:
A Photomotoneta (acima), projeto de Jorge Yago de Oliveira, concorrente na categoria estudante. Concebida para realizar pequenos percursos de até 30 km, e a velocidade máxima de 40 km/h, esta pequena motoneta é ideal para deslocamentos em regiões onde não chega energia elétrica, como em sítios por exemplo, explica Jorge. A estrutura e a carenagem do veículo são de alumínio, e o sistema elétrico é alimentado por módulos fotovoltaicos dispostos na cobertura. Um protótipo em testes está sendo construído, com recursos próprios do inventor.
Já o patinete-mochila, ou Veículo Individual Urbano, como foi chamado este projeto de autoria do designer Allan François Nogueira Tolentino (concorre na categoria profissional), é um veículo dobrável, movido a energia elétrica. Serve como "co-auxiliar na mobilidade de usuários do transporte público coletivo", destaca a apresentação. Segundo o autor, o versátil patinete foi concebido para percorrer curtas distâncias, inclusive em ruas de grandes cidades, onde poderá compartilhar espaço com veículos e pedestres.
A ideia do patinete surgiu por necessidade própria, explica Allan: "No início, queríamos criar algo que fosse útil para nós mesmos (a equipe de designers). Quando trabalhava durante o dia e estudava a noite no centro de Belo Horizonte, percebi que passava grande parte do meu dia no deslocamento urbano. Chegava a utilizar cerca de nove conduções, principalmente ônibus e metrô. Foi então que tive a ideia de desenvolver um meio de transporte prático, que pudesse levar comigo para onde eu quisesse", revela.
O resultado final do Prêmio será anunciado no dia 13 de abril, com evento de premiação aberto a convidados. Mais informações sobre no site da Alcoa.
Ficha dos projetos:
Photomotoneta
Autor: Jorge Yago de Oliveira
Equipe: Nicoly Milhardo Lourenço
Orientador: Ederaldo Godoy Júnior
Instituição: Universidade de Taubaté (Unitau)
Curso: Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental e Sanitária
Veículo Individual Urbano
Autor: Allan François Nogueira Tolentino
Equipe: Luiz Severiano Dutra
Profissão: Designers de Produto
Leia também:
Trem que levita inicia viagens experimentais ao público na UFRJ
Cidade se renova com bondes, bikes e drones
Carro movido a hidrogênio deve ser lançado este ano na Califórnia
Cadeira de rodas futurista faz sucesso no Japão ao dar mais mobilidade ao cadeirante