O Governo do Estado da Bahia pretende instalar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no antigo leito ferroviário que continha um trem, que ligava a região suburbana à Calçada, com 18,5 km de extensão. A administração estadual busca alternativas para conseguir viabilizar o projeto.
Para tratar desse projeto, os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster, e de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, se reuniram na ultima segunda-feira (22) em Brasília com representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Martins informou que o banco “demonstrou real interesse ao conhecer o projeto” e que um grupo de representantes deve visitar Salvador. “Apresentamos a possibilidade de lançar a PPP [Parceria Público Privada] com o empréstimo via CAF para o próprio Estado ou para o vencedor da licitação”, disse Martins. No final, uma visita técnica a Salvador foi acertada para que os representantes conheçam a área de implantação do novo modal.
A obra está orçada em R$ 1,5 bilhão. O governo tenciona integrar o VLT ao metrô, de modo a atender a mais de 190 mil passageiros/dia.
Leia também:
Projeto do VLT de Salvador volta a ser discutido
Governo adia licitação do VLT de Salvador
Governador da Bahia discute VLT de Salvador em reunião no Ministério das Cidades