O condutor natalense está mais educado em dar a preferência a quem pede passagem em uma faixa de pedestres, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito. Embora difícil de mensurar, porque só um agente de trânsito pode registrar a infração, dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), mostram que está diminuindo o número de motoristas infratores. Este ano, até o momento, foram registrados pelos agentes apenas 41 multas, enquanto em 2009 o número era de 85 - redução de mais de 50% no período.
Em 2011, até o momento, foram registrados 41 multas por desrespeito ao transeunte Foto:Carlos Santos/DN/D.A Press
Mas, infelizmente, os dados otimistas da Semob podem não estar mostrando uma tradução exata da realidade, tendo em vista que os agentes de trânsito não estão em todos os lugares onde há faixa e que ainda é comum ver condutores ignorando a presença do pedestre em uma faixa. Os números da Semob mostram ainda que aumentou o número de motoristas que param em cima da faixa nos semáforos, reduzindo o espaço dos pedestres. Em 2009, foram 1.055 infrações,em 2010 foram 1.031 multas e em 2011, o número subiu para 1.056.
De acordo com o secretário adjunto da Semob, Haroldo Maia, esses números são insignificantes diante da quantidade de automóveis que passam pelos semáforos da cidade - seriam apenas 0,27% da frota. Para ele, o próprio pedestre pode contribuir para melhorar mais ainda essas estatíticas se tiver um comportamento correto diante de uma faixa. "Todos têm que ter a consciência de que se deve sinalizar e esperar que o carro pare para só então seguir. Já o motorista é importante que se conscientize de que, ao primeiro sinal do pedestre, é obrigação dar a prefência sob pena de ser flagrado por um um agente de trânsito", disse Haroldo.
De acordo com o art. 183 do CTB, não dar a preferência ao pedestre é uma infração de natureza média correspondente a 4 pontos na carteira e o valor pecuniário R$ 85,13. Já a infração de parar em cima das faixas no semáforo gera uma multa de natureza gravíssima no valor de R$ 191,54, e 7 pontos na carteira.
Um projeto que poderia auxiliar no respeito à essa lei é o de implantação de botoneiras nas faixas de pedestres de Natal, de autoria do vereador George Câmara (PcdoB). Apesar do projeto ter sido transformado em lei em 2002, há quase dez anos, nunca foi implantado - não há previsão de quando isso vá ocorrer.
Botoneiras
Um projeto que poderia auxiliar no respeito a essa lei é o de implantação de botoneiras nas faixas de pedestres de Natal, de autoria do vereador George Câmara (PcdoB). Ao se aproximar da faixa, o pedestre aperta a botoneira e, após alguns segundos, o sinal fecha, abrindo caminho para os pedestres. Apesar do projeto ter sido transformado em lei em 2002, há quase dez anos, nunca foi implantado, o que, na opinião do vereador, é uma pena porque facilitaria a vida tanto de motoristas quanto de pedestres, evitando inclusive engavetamentos provocados por motorista desatentos. Na Semob não há uma previsão de implantação do projeto.