O projeto de lei instituindo o Programa Integra Bike São Paulo, que consiste em uma rede de empréstimo de bicicletas públicas nos terminais de ônibus da cidade, estações da CPTM e do metrô, foi sancionado pelo prefeito Fernando Haddad.
O projeto é de autoria do vereador petista Paulo Reis e também prevê o compartilhamento de bicicletas na periferia da capital paulista.
O sistema será semelhante ao adotado em diversas cidades e deve funcionar de forma parecida com o Bike Sampa, rede privada de empréstimo de bicicletas que hoje tem 279 estações na capital, e é viabilizado por meio de convênio da Prefeitura com o banco Itaú. O banco Bradesco também empresta bicicletas, mas aos domingos para as ciclofaixas de lazer que somam 120,7 km.
O Integra Bike prevê que a iniciativa privada coloque as bicicletas para empréstimo. Para retirar o veículo, o usuário deve fazer um cadastro prévio no sistema. O projeto prevê também mecanismos de autoatendimento. Todo o processo poderá ser feito por meio do Bilhete Único.
O objetivo é conectar o transporte público ao cicloviário, permitindo que as pessoas usem a bicicleta e continuem o trajeto de ônibus, trem ou metrô. Em 2013, o Metrô chegou a emprestar bicicletas nas estações, mas o programa foi descontinuado por falta de interesse da patrocinadora.
Ainda falta regulamentação, o que deve ocorrer no prazo de 60 dias. Ainda não foram estabelecidos aspectos como se as estações de bicicletas serão implantadas dentro ou fora dos terminais e estações e quantos pontos de compartilhamento devem existir na cidade.
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