Empresa de ônibus vai à falência no Rio e passageiros ficam sem opção

Ao todo, 390 mil passageiros foram afetados pelo fechamento da empresa Algarve. Somando demissões de outras quatro empresas, número chega a 1.980 rodoviários dispensados

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Fonte: G1 Rio  |  Autor: G1 Rio  |  Postado em: 26 de janeiro de 2016

A empresa de ônibus Algarve decretou falência

Empresa de ônibus Algarve decretou falência

créditos: Reprodução/Globo

 

Os passageiros da Zona Oeste do Rio ficaram a pé mais uma vez nesta segunda-feira (25). A empresa de ônibus Algarve decretou falência e quem precisou de ônibus ficou sem saber o que fazer.

 

Ao todo, foram 390 mil passageiros afetados por esse fechamento, como mostrou o RJTV. Este é o número de pessoas que eram atendidas nas 22 linhas operadas pela empresa. Eram linhas de ônibus urbanos, executivos, alimentadores do BRT e também do BRT Transoeste. Agora, o fechamento dessa empresa e de mais outras quatro no último ano significou a demissão de 1.980 rodoviários. São pessoas que perderam seus empregos por causa da crise nas empresas de ônibus.

 

Os ônibus que circulavam em 19 linhas ficaram parados. Passageiros foram pegos de surpresa e mandaram mensagens para o WhatsApp da TV Globo.

 

Desde o ano passado, cinco empresas de ônibus que atendiam a Zona Oeste fecharam alegando dificuldades econômicas. Para os passageiros, o serviço que já era ruim, ficou ainda pior.

 

O Rio Ônibus - sindicato das empresas de ônibus do Rio - informou que a saída dessas cinco empresas representa a substituição de uma frota de cerca de 500 veículos. Os quase 2 mil rodoviários que perderam o emprego ainda não receberam os atrasados.

 

Segundo o Rio Onibus, as dificuldades financeiras são causadas, entre outros fatores, pela concorrência de vans e Kombis - que muitas vezes realizam os mesmos trajetos das linhas de ônibus.

 

Mudanças em linhas

Mais passageiros reclamaram dos ônibus no Rio. Nesta segunda foi o primeiro dia útil da nova etapa das mudanças nas linhas que passam pela Zona Sul e, de novo, faltou informação.

 

O Rio Ônibus disse que as mudanças são avisadas com uma semana de antecedência e continuam na semana seguinte.

 

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