Uma ciclovia na forma de estrada, com 100 km de extensão, é o projeto que a Alemanha está executando, e que teve seus cinco primeiros quilômetros inaugurados agora. Os idealizadores calculam que a via expressa para ciclistas deverá tirar das rodovias da região cerca de 50 mil automóveis por dia.
A ciclovia tem quatro metros de largura, e quando estiver completa ligará dez cidades da região de Ruhr, entre elas Duisburg, Bochum e Hamm, além de quatro universidades.
Como em ouros países, a Alemanha vê crescer o seu número de ciclistas, principalmente os que usam bicicletas elétricas. De acordo com Birgit Kastrup, encarregado do projeto, cerca de 10% das viagens no país já são feitas de bicicleta.
Kastrup defende que a infraestrutura cicloviária venha a obter pelo menos 10% do financiamento dos transportes repassados pelo governo federal. “Ninguém quer mais carros nas cidades”, declarou o empresário à agência de notícias AFP.
A Alemanha, no entanto, não é o único pais que vem investindo em autopistas para as magrelas. Holanda e Dinamarca também caminham nesse sentido.
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