Ilustração: capima.com.br
Car@s,
Dezembro é um ponto de retorno, de chegada, depois da longa viagem que fazemos no tempo, por onze meses. Janeiro começa em férias, viagens, planos e sonhos que vamos desenhando, de fevereiro a novembro, entre amores e desilusões, sucessos e frustrações. É uma viagem cósmica, espiral. Temos a sensação de voltar ao mesmo ponto, mas avançamos, crescemos, mesmo sem sentir.
Em 2015 o Mobilize Brasil completou a campanha Sinalize!, publicou centenas de artigos, reportagens, gráficos e vídeos, e participou de dezenas de seminários e eventos, em várias cidades do país. Além do trabalho editorial, nossa equipe acompanhou o esforço de vários municípios brasileiros em elaborar planos e melhorar as condições de mobilidade urbana.
O ano foi duro, difícil, mas apesar das dificuldades, o Brasil conquistou passos importantes em novos brts, vlts, metrôs e até sistemas de barcas. Os maiores avanços foram registrados para os ciclistas urbanos. Cidades como Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Fortaleza, Rio Branco, Curitiba, Vitória, Aracaju e várias outras ampliaram suas ciclofaixas e ciclovias, implantaram bicicletários e sistemas de bicicletas públicas, e procuraram estimular a integração entre bicicletas e transportes de massa.
Vimos também algumas inovações importantes, como a decisão em São Paulo pela redução da velocidade do tráfego em várias vias da capital paulista, um bom exemplo, que merece ser seguido: funciona como um calmante para o tráfego, reduz acidentes e mortes.
Calçadas, infelizmente, continuam abandonadas, dificultando a circulação de todos, mas principalmente das pessoas com mobilidade reduzida. Há sim um certo despertar - em todo o mundo - para o tema da "caminhabilidade", conceito que inclui sinalização, paisagismo, condições ambientais e, obviamente, a condição dos pavimentos. Mas, ainda há muito a fazer e por isso devemos retomar o mote dos passeios, rampas e sinais para pedestres ao longo do próximo ano. Aguardem.
Agradecemos o apoio de nossos colaboradores, blogueiros, leitores e patrocinadores. E esperamos que o ano novo nos surpreenda com boas notícias.
Que venha 2016!
Equipe Mobilize Brasil