A fabricante chinesa BYD apresenta nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2015, na região central de São Paulo, um ônibus 100% elétrico que depende apenas de baterias para funcionar com 15 metros de comprimento e três eixos. As emissões de poluentes são zero durante a operação e o nível de ruído é baixo. As informações são da própria fabricante ao Blog Ponto de Ônibus.
O modelo K 10-A possui baterias de Fosfato de Ferro e, de acordo com a fabricante, tem uma autonomia de 265 quilômetros sem ar condicionado. Com o equipamento de refrigeração em funcionamento, a autonomia pode ser menor dependendo do trajeto.
A BYD já testou em São Paulo o K 9, de 12 metros, modelo que já circula em cidades do mundo, inclusive em Campinas, no interior de São Paulo, onde a fabricante instalou uma planta industrial. Também foi testado o K 11, ônibus de 18 metros articulado, que deve ter uma versão de carroceria com as especificações da SPTrans, gerenciadora de São Paulo, e em Porto Alegre, o K 7, um micro-ônibus 100% elétrico também roda experimentalmente.
Segundo a BYD, o veículo possui maior capacidade de passageiros com autonomia semelhante ônibus convencional. A lotação é de 95 passageiros, entre sentados e em pé, e o peso bruto é de 26 toneladas.
O veículo vai percorrer linhas de São Paulo.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
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