Cidade de SP vai usar dados de táxi no controle do trânsito

Empresas que exploram função serão obrigadas a se credenciar para prestar o serviço

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Fonte: R7  |  Autor: Agência Estado  |  Postado em: 10 de dezembro de 2015

Objetivo é monitorar o trânsito e o serviço dos ta

Objetivo é monitorar o trânsito e o serviço dos taxistas

créditos: Icaro Limaverde/09.09.2014/Estadão Conteúdo

 

A Prefeitura de São Paulo vai usar dados de aplicativos de táxis para monitorar o trânsito da capital. As empresas que exploram o serviço com as ferramentas para celular serão obrigadas a se credenciar para continuar a prestar o serviço. Elas terão de fornecer à administração informações sobre pontos de embarque e desembarque dos passageiros, os trajetos dos taxistas, o tempo das viagens e a avaliação dos usuários.

 

Os primeiros veículos a ter os dados dos aplicativos compartilhados com a gestão Fernando Haddad (PT) serão os 5 mil novos táxis pretos. Hoje, a Secretaria Municipal de Transportes faz o sorteio das licenças, com 27.691 inscritos. O resultado será divulgado até o dia 22.

 

De acordo com Ciro Biderman, chefe de gabinete da pasta e coordenador do MobiLab (Laboratório de Mobilidade Urbana e Protocolos Abertos), após a troca de informações com os novos veículos com ar-condicionado, bancos de couro e cobrança por trajeto (e não por bandeirada), o compartilhamento de dados será expandido para todos os 33 mil veículos da frota da capital.

 

"Passo a ter uma ótima ferramenta, porque, além de GPS dos ônibus e dos radares, posso ter um dado bem mais capilar que pode me indicar a velocidade [do tráfego] em tempo real e um problema na rua. São mais 5 mil sensores que estarão andando pela cidade."

 

Ele cita como exemplo a possibilidade de conhecer os gargalos no trânsito da capital e repensar a permissão de estacionamento em ruas da cidade.

 

"Posso verificar se há vias estranguladas, onde o estacionamento é permitido. É impossível saber todos os detalhes, principalmente porque [o trânsito] é dinâmico. Uma via que aguentava 6 mil veículos há seis meses pode não suportar hoje."

 

Segundo Biderman, os dados dos passageiros serão preservados, mas as avaliações, com notas que vão de 1 a 5, serão usadas pela Prefeitura para punir taxistas. A forma como isso será feito está em estudo, uma vez que a administração teme que motoristas rivais façam reclamações de colegas para prejudicá-los.

 

Divididas

As empresas Easy Taxi e 99Taxis têm opiniões distintas sobre o compartilhamento de informações com a Prefeitura, porque a administração municipal entende que os dados devem ser públicos.

 

Segundo Dennis Wong, da Easy Taxi, a empresa corre risco de perder valor de mercado.

 

"São dados que a gente pode vender para provedores de mapas. Perder esse valor é prejudicial para o nosso negócio."

 

Ele concorda em repassar os dados para a Prefeitura, desde que isso seja feito com três meses de atraso.

 

"A Prefeitura teria dados suficientes para fazer o planejamento da cidade."

 

Pedro Somma, gerente de Operações da 99Taxis, diz que é positivo dividir os dados com o poder municipal e que isso não vai causar prejuízos à empresa. A troca de informações, afirma, pode ser benéfica também para os taxistas.

 

"É uma postura boa da Prefeitura de saber que os aplicativos têm um papel fundamental. A gente também atua em cima do táxi. Se a gente percebe que o taxista não melhora, ele é retirado do aplicativo."

 

Para Luiza Balthazer, advogada especializada em Direito Eletrônico, a Prefeitura pode usar os dados de rota, desde que não exija informações de marketing das empresas.

 

"O que não pode é a Prefeitura ter acesso ao perfil dos passageiros, que é usado pelas empresas em ações internas e comerciais."

 

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