O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário AS) está avaliando a inclusão de área para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no projeto do túnel submerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral paulista. De acordo com o gerente de projetos do Dersa, Antonio Cavagliano, a companhia tem conversado com os consórcios que trabalham no Projeto Executivo do VLT de Santos para verificar a viabilidade de construção da linha no túnel.
Cavagliano fez a declaração na última quarta-feira (9), em evento realizado no Instituto de Tecnologia Aplicada (IPT) para a apresentação da tecnologia a ser adotada no projeto denominado Ligação Seca Santos Guarujá Prestes Maia.
Durante a atividade, o presidente do Dersa Laurence Casagrande Lourenço informou que o edital de licitação para execução do projeto básico do túnel submerso e licenciamento ambiental deverá ser publicado até o fim de novembro.
A tecnologia de túneis imersos é uma novidade no Brasil, de acordo com Cavagliano, porém mais de 100 deles já foram construídos pelo mundo, especialmente na Europa. A construção de uma ponte no local foi descartada pela limitação de altura imposta pela proximidade de uma base aérea. Já a opção por túnel escavado foi descartada por conta da presença de argilas moles no local.
A construção do túnel imerso também foi pela menor extensão das rampas de acesso necessárias. A construção deve ficar a 21 m de profundidade, 34,92 m de largura e contará com uma galeria de 4 m para pedestres e ciclistas.