Leia a seguir artigo na revista Galileu, assinado pela Equipe Caminhos para o Futuro, que destaca exemplos de políticas urbanas que adotaram o planejamento sustentável como forma de investir em meios de transporte mais eficientes e menos poluidores, com priorização do transporte público de massa e de modos ativos de deslocamento:
"Se você mora em um grande centro, com certeza já parou para se perguntar quantas horas gasta por dia no trânsito. Só em São Paulo, segundo dados da 9ª Pesquisa de Mobilidade Urbana realizada pelo IBOPE, as pessoas perdem, em média, quase três horas por dia em deslocamentos feitos por carros. Uma estimativa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que, até 2050, mais de 70% da população mundial estará vivendo em cidades. Além do problema de locomoção, essa crescente migração de pessoas para as áreas urbanas já exerce uma grande pressão sobre infraestrutura, serviços públicos, recursos naturais, clima e muitos outros aspectos fundamentais para a qualidade de vida de seus habitantes. Um problema recorrente em todas as partes do mundo.
Já que esvaziar as cidades não é uma opção, quais caminhos devem ser seguidos para a construção de um ambiente que favoreça a economia e a sociedade? Uma das respostas está no uso de instrumentos de gestão urbana que considerem investimentos em meios de transporte mais eficientes, menos poluidores e que comportem uma maior quantidade de pessoas, causando menos congestionamentos. E como fazer isso? Priorizando o transporte público, implantando e ampliando corredores de ônibus, que estarão dispostos nos futuros “eixos de mobilidade” – eixos estruturais que concentrarão as atividades econômicas da cidade.
Cidades móveis
O principal instrumento das grandes cidades na busca da mobilidade urbana está nos Planos Diretores Estratégicos (PDE). Em São Paulo, um modelo aprovado em 2014 tem como principal foco reorganizar os espaços públicos e a distribuição das atividades econômicas e das pessoas na cidade. Para isso, prevê uma série de medidas que deverão ser implantadas até 2030. Boa parte delas tem como base fundamental o planejamento de transportes públicos. O investimento virá do FUNDURB (Fundo de Desenvolvimento Urbano), que terá pelo menos 30% de seus recursos destinados ao desenvolvimento de ações em prol do transporte público coletivo e de outros, como as ciclovias.
Outro desafio nas grandes cidades e que pode ser minimizado com esse planejamento urbano mais eficiente são os níveis de poluição do ar e seus efeitos na saúde pública. Quase 60% da população de São Paulo consideram a poluição como o tipo mais grave de risco à saúde a que está exposta, sendo que 62% desse total afirmam já ter sido afetado por algum tipo de doença a ela associada. Para que a ideia de minimizar os efeitos da poluição se torne realidade, incentivos para ampliação de modelos de transporte que utilizem energia limpa e renovável, como trens e metrô, assim como a melhoria das condições de infraestrutura de calçadas para os pedestres, também são iniciativas futuras nas grandes cidades no Brasil e no mundo. Exemplos de boas práticas neste quesito já podem ser vistos em cidades de Curitiba (PR) e Bogotá, na Colômbia, que reorganizaram seus sistemas de transporte e já utilizam ônibus híbridos (que funcionam com dois motores: um elétrico e outro a diesel) em sua frota.
Grandes cidades ao redor do mundo também têm investido em projetos - simples e inovadores para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Em 2013, o então prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, implantou 450 km de ciclovias e adotou um sistema de compartilhamento com mais de seis mil bicicletas e 330 estações. Hoje, a cidade já possui quase 1000 km de ciclovias em toda sua extensão. Em Freiburg, uma cidade de 600 mil habitantes na Alemanha, existem bairros totalmente livres da circulação de carros. Hamburgo, também na Alemanha, foi além e divulgou que pretende se tornar livre de carros nos próximos 15 anos. Cidades como Cingapura e Hong Kong também investem em tecnologias que ajudam a prever a necessidade de transporte e oferecer opções mais eficientes. O Brasil tem evoluído em direção a uma proposta ecologicamente viável para a mobilidade urbana ao isentar do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) veículos elétricos (tanto a bateria como a etanol) fabricados no país, indicando uma política direcionada à redução dos impactos da poluição em suas cidades.
Projetos e parceiras
Como maior cidade do Brasil e uma das mais afetadas pelos problemas da superpopulação, crises no transporte e poluição, São Paulo tem trabalhado para fortalecer a ideia de que uma mudança é fundamental para a qualidade de vidas das pessoas que vivem na cidade.
Entre as principais iniciativas está o Laboratório de Mobilidade Urbana (MobiLab), um trabalho que envolve CET, SPTrans, Universidade de São Paulo e conta com o apoio de start ups na área de mobilidade e diversas parcerias na iniciativa privada e terceiro setor para o desenvolvimento de tecnologias que ajudem a aprimorar a mobilidade urbana. Os projetos têm como foco o desenvolvimento de aplicativos e softwares que auxiliem nos deslocamentos diários da população, melhorando também sua qualidade de vida.
As possibilidades para a melhoria da mobilidade são infinitas, assim como os desafios que se apresentam para uma mudança no entendimento e na dinâmica dos grandes centros. Seja por meio de ciclovias, bicicletários, faixas e corredores de ônibus, tecnologias de locomoção, combustíveis menos poluentes ou mudanças de atitude em relação ao trânsito, todos – poder público, iniciativa privada e cidadãos - têm um papel na criação de uma cidade mais amigável e menos nociva para as gerações futuras."
Leia também:
Setor de transportes contribui com 25% das emissões de gases no mundo
"Os automóveis já ocuparam espaço demais nas cidades"
Prefeitura de SP lança edital para projetos de tecnologia e mobilidade
Panorama do Sistema de Transporte Público em Curitiba-PR