A instalação de trilhos nos túneis da Linha 4 do Metrô construídos em rocha, entre Barra da Tijuca e a região do Alto Leblon, está finalizada. As vias permanentes, por onde os trens vão passar nos dois sentidos, já têm passarelas de emergência, sinalização, iluminação e câmeras de segurança instaladas.
Nas estações, depois de São Conrado e Jardim Oceânico, foi a vez da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, receber os trilhos nas áreas das plataformas de embarque e desembarque. O serviço foi finalizado na última segunda-feira.
Vias permanentes já têm passarelas de emergência, sinalização e iluminação
Os trilhos também estão sendo instalados na rampa da Ponte Estaiada, que vai ligar os túneis escavados no Morro do Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.
Dos 32 km de trilhos necessários em todo o trecho da Linha 4, há mais de 20 km instalados nas vias permanentes e estações, nos dois sentidos.
"A conclusão da instalação de trilhos no trecho entre a Barra da Tijuca e o Leblon é um marco importante do avanço das obras da Linha 4 do Metrô, assim como a conclusão da instalação de trilhos nas estações Jardim Oceânico, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. Agora, em conjunto com o avanço das intervenções de engenharia, inicia-se a etapa de instalação dos sistemas operacionais do metrô, para que possamos cumprir o cronograma", disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Escavação do último trecho
O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, vistoriaram, na quinta-feira, as obras da Estação Antero de Quental, no Leblon. Eles verificaram o andamento dos trabalhos no local e o funcionamento do equipamento alemão Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, utilizado na construção do túnel da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) na Zona Sul carioca. Durante a visita, o governador anunciou que o ‘Tatuzão’ iniciará a escavação do último trecho de túneis da Linha 4 do Metrô em 15 dias.
"Estamos chegando na última etapa das escavações da Linha 4. Esse é um momento para reafirmarmos o nosso compromisso com a execução dessa obra no prazo e agradecermos o empenho dos 9,7 mil trabalhadores que estão transformando esse sonho em realidade", disse Pezão.
A escavação será feita entre a Estação Antero de Quental e o Alto Leblon em duas etapas. A primeira, de 400 metros, compreenderá o trecho entre a Praça Antero de Quental e a Avenida Visconde de Albuquerque, onde foi construído um poço para acesso ao ‘Tatuzão’. Nesse local, a parte frontal do equipamento, que faz a perfuração, será substituída para permitir que ele possa realizar a escavação em rocha. O segundo trecho, de 300 metros, inicia-se nesse ponto da Avenida Visconde de Albuquerque até o Alto Leblon, na altura da Rua Igarapava, onde haverá a conexão do túnel da Barra da Tijuca com o que está sendo escavado pelo ‘Tatuzão’.
"A Linha 4 do Metrô é o maior desafio e o maior legado de mobilidade dos Jogos Olímpicos. Entramos com confiança na reta final das obras de engenharia, porém manteremos a atenção redobrada até a abertura da Linha 4, no dia 1° de julho de 2016", afirmou Osorio.
Até agora, o ‘Tatuzão’ perfurou 2,5 km de túneis desde sua partida, do subsolo ao lado da Estação General Osório, extensão que já recebe trilhos. O equipamento, nesse momento, passa por manutenção programada enquanto é arrastado pela Estação Antero de Quental, para reiniciar seus trabalhos de perfuração.
Fase de acabamentos na estação
Na estação, as obras estão em fase de acabamentos. O piso de granito no andar de acesso dos usuários foi todo colocado e as paredes, bilheterias, salas técnicas e enfermaria já contam com pastilhas decorativas. As plataformas de embarque e desembarque estão construídas e serão finalizadas após a saída do ‘Tatuzão’. Os dois acessos de passageiros receberam cobertura e o acesso pela Rua General Urquiza já conta até com escada rolante.
Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia
A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 km de extensão.
O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro, seus habitantes e visitantes ganharão com os Jogos Olímpicos. Com a Linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.
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