Florianópolis terá 350 km de ciclovias, em dez anos, prevê plano

Além de bicicletas, plano de mobilidade prevê corredores de ônibus. Propostas foram debatidas no último sábado em evento na capital catarinense

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Fonte: Mobilize Brasil/ Secom SC  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 30 de novembro de 2015

Florianópolis terá 350 km de ciclovias, em dez ano

Corredor de BRT e ciclovia: integração é proposta do Plamus

créditos: Divulgação Secom SC

 

Mais transporte coletivo, mais bikes e menos incentivo ao uso do carro. Esta é a solução para a mobilidade urbana da Grande Florianópolis, conforme o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) apresentado em evento na tarde deste sábado (28).

 

O trabalho, que prevê ações até 2040, indica que os investimentos devem ser concentrados na implantação de corredores de ônibus (BRT), com vias separadas para ônibus ligando as principais regiões de Florianópolis e demais cidades da região. Alternativas, como os veículos leves sobre trilhos e o monotrilho foram descartadas pelo alto custo. 

 

Ainda segundo o plano de mobilidade, a intenção é integrar corredores de ônibus e ciclovias. Pela proposta, em dez anos a vias especiais para bicicletas passariam de 64 km para 350 km. Com as mudanças, o estudo prevê que o tempo médio do transporte individual caia de 29 pra 22 minutos e o de transporte público, 60 pra 40. 

 

Investimento: R$ 3 bilhões
Segundo o relatório, o plano prevê investimentos de R$ 3 bilhões em dez anos, metade disso no sistema BRT. O estudo também aponta que o sistema deve ser implantado por meio de parcerias público-privadas, em modelo de concessão. "Nossa prioridade é implantar o BRT, com corredores exclusivos para ônibus modernos e confortáveis, o que vamos fazer por meio de PPP. Trabalhamos para que até 2018 o primeiro trecho esteja funcionando", explicou Murilo Flores, secretário de Planejamento do Estado.


Saiba mais sobre o Plamus em www.plamus.com.br


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