São Paulo poderá ter VLT, mas no futuro, diz secretário

Secretário de Transportes Jilmar Tatto comenta as possibilidades de implantação de ônibus elétricos e veículos leves sobre trilhos na capital paulista

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize  |  Postado em: 24 de novembro de 2015

São Paulo poderá ter VLT, mas no futuro, diz secre

VLT em S. Paulo somente após os corredores

créditos: Divulgação / Exame


Em sequência à entrevista publicada na semana passada, que abordou a licitação de ônibus em São Paulo, destacamos a opinião do Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, sobre o uso de veículos elétricos e movidos a combustíveis de baixo impacto. Ele defende a necessidade de consolidar o espaço para os ônibus e somente depois avançar para modos elétricos ou sobre trilhos.

Leia a segunda parte da conversa com o Mobilize:


O Mobilize estimula o transporte ativo, a pé e de bicicleta. E sabemos que o ônibus a diesel causa impacto muito negativo pelas emissões de gases e ruído. Quem já caminhou ou pedalou por uma avenida onde tenha um corredor de ônibus sabe do que estamos falando. Há algum plano para substituir a motorização dos coletivos para sistemas elétricos? Isso não entrou no edital de licitação dos ônibus?
A primeira coisa que precisamos acabar é com essa ideia de que o ônibus polui. Quem polui é o carro. O ônibus contribui somente com 18% dos poluentes gerados pelo transporte.

 

Sem dúvida, é melhor termos ônibus do que excesso de carros, mas os ônibus poluem sim e fazem muito barulho...

Nós não podemos incluir no edital tecnologias que não estejam disponíveis a curto prazo no mercado e hoje, exceto o díesel, as outras alternativas não estão disponíveis a preços competitivos. De qualquer forma, nós incluímos no edital - tudo planilhado - os custos de várias opções veiculares e de combustíveis, de forma que caso o empresário queira incluir ônibus híbridos e elétricos ele possa fazê-lo com valor diferenciado, de forma que a ter competitividade. Isso está garantido.

Eu concordo com a ideia de que nós estamos vivendo um momento de mudança na tecnologia veicular nas cidades, principalmente porque dispomos de energia limpa. É uma tendência boa para a cidade. E estamos atentos a essas novas tecnologias, como o ônibus a bateria, que pode ter uma produção em larga escala, com um custo adequado. Estamos testando os ônibus, mas não podemos fazer isso sem planejamento.

 

E o Veículo Leve Sobre Trilhos?

Sou muito simpático à ideia de implantação do VLT em São Paulo. Mas, acho que estamos numa etapa anterior ao VLT, que é a de preservar o viário para o transporte público. Estamos organizando a cidade segundo o Plano Diretor e implantando os corredores que no futuro terão condições de abrigar os trilhos em suas faixas.

No momento, a cidade tem urgência de que o transporte coletivo seja mais eficiente, e daí nossa opção pelo ônibus. Vamos construir 600 km de corredores para garantir essa malha de transporte sobre pneus. Essa é a parte mais difícil, porque exige desapropriações, remoção de interferências...e depois a cidade pode começar a mudar o modal.

Onde hoje se vê um corredor de ônibus você pode antever o transporte sobre trilhos no futuro. Em São Paulo temos um problema, que é o fato de que os corredores e mesmo as faixas exclusivas não estão consolidadas. A cidade ainda está dando os primeiros passos em uma política de governo para que se torne uma política de estado.

Leia mais nos próximos dias: 
Jilmar Tatto fala sobre ciclovias, bicicletas públicas, calçadas e transporte de cargas.

 

 

Leia também:

Entrevista: Jilmar Tatto fala sobre o futuro do transporte em SP 
Insatisfação com transporte público cresce em São Paulo, diz pesquisa 
O desafio do transporte coletivo na cidade de São Paulo 
Paradas de ônibus em SP pecam na oferta de informações aos usuários 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

mauri - 26 de Novembro de 2015 às 16:13 Positivo 0 Negativo 0

Apesar desses 600 km são só na cabeça dele , o secretário acertou sobre o ônibus, que não da pra substituir todos  a curto prazo pra elétrico a bateria,e muito menos tudo ser VLT,e hj com o biodiesel ,o s10 e o arla  a poluição por ônibus diminuiu .

Clique aqui e deixe seu comentário