Motoristas do BRT no Rio querem sinal inteligente, com temporizador

Segundo representante dos condutores, medida é de segurança e evitaria multas injustas, já que peso dos ônibus impede freada no sinal amarelo

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Fonte: G1 Rio  |  Autor: Matheus Rodrigues  |  Postado em: 23 de novembro de 2015

Peso dos BRTs, quando cheios, dificulta a frenagem

Peso dos BRTs, quando cheios, dificulta a frenagem

créditos: Divulgação/ Secretaria Municipal de Transportes

 

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb) se encontram nesta segunda-feira (23) com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio para discutir reivindicações da categoria. 

 

Entre outras queixas, a categoria reclama do elevado número de multas aplicadas aos profissionais que atuam no corredor expresso do BRT. Os trabalhadores alegam que são multas injustas, já que não conseguem parar o veículo de imediato quando o semáforo passa de verde para amarelo e acabam sendo penalizados.

 

Sensores para dar preferência aos carros quando estes se aproximassem do sinal estavam previstos no projeto original do BRT, mas foram descartados em função do alto custo de manutenção. Para o vice-presidente do sindicato, Sebastião José, a instalação de sinais inteligentes com temporizadores - que indicariam o tempo que falta para o sinal vermelho aparecer –  é uma questão de segurança e evitaria novas multas.

 

Os ônibus do BRT são maiores que os comuns, com 28 metros e peso de até 80 toneladas se estiverem lotados. A frenagem depende da velocidade e do peso. "Tem que ter temporizador porque vai nos avisar 20 segundos antes do sinal amarelar. Aí iremos ter noção de tempo para reduzir. É uma questão de segurança para nós e para os passageiros. O prefeito não quer admitir, mas o projeto apresenta falhas”, disse o vice-presidente do sindicato.

 

Peso do veículo interfere

Em entrevista à equipe de reportagem do G1, o engenheiro mecânico Luiz Gustavo Medeiros afirmou que o peso dos ônibus é realmente um fator que influencia na frenagem do veículos. "A principal dificuldade para frear um veículo, como o BRT, está no peso que ele carrega. Além disso, fatores como a velocidade máxima, o aquecimento do sistema de freios, a condição da pista e o tempo de resposta do motorista também influenciam bastante", afirmou.

 

Além disso, Medeiros contou que a instalação dos temporizadores é uma das alternativas para auxiliar os motoristas. Segundo ele, uma mudança no projeto do sistema de freios dos BRTs também pode ser considerada.

 

"A instalação de sinais com temporizador pode trazer algum benefício, pois ajudaria o motorista a estimar melhor o tempo. No entanto, vale lembrar que o sinal amarelo já existe para alertar ao motorista que reduza a velocidade. Um outra solução seria contatar o fabricante dos BRTs e estudar uma possível mudança no projeto do sistema de freios, que reduza a distância de frenagem em condições de lotação máxima do ônibus", disse.

 

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