O movimento em direção à utilização de carros autônomos, que dispensam motoristas, dará um novo passo em março do ano que vem. Será quando ônibus autônomos começarão a rodar na Suíça, após dois anos de testes.
Os veículos desenvolvidos pela startup BestMile são elétricos, comportam até nove passageiros e são capazes de identificar obstáculos e placas de trânsito. Será a primeira vez que a Suíça testará este tipo de veículo no "trânsito real", segundo o jornal The Local. Inicialmente, alguns ônibus rodarão na área turística de Sion’s Old Town e serão operados em parceria com a empresa de ônibus suíça PostBus.
O contrato é também o primeiro comercial da BestMile, que foi fundada em janeiro deste ano por Anne Koymans e Raphaël Gindrat, formados na Swiss Federal Institute of Technology. Durante dois anos dentro da universidade, a dupla pesquisou o desenvolvimento de algorítimos que permitiriam o funcionamento de veículos autônomos em diferentes cenários da estrada e ruas, além de permitir que fossem operados remotamente.
Em comunicado, a BestMile afirmou que a tecnologia desenvolvida por eles oferece uma "solução para controlar a frota de veículos autonônomos do mesmo modo que uma torre de controle de um aeroporto faz com aviões".
Anne Koymans disse ao The Local que este não é o primeiro projeto empresarial da startup, mas é a primeira vez que entra em contato direto com consumidores. "Nós já estamos participando de dois grandes projetos na Europa, mas esta é a primeira vez que um consumidor utiliza diretamente nossa tecnologia", disse. "Há muito interesse por soluções para mobilidade de forma autônoma, em parte, graças ao que o Google tem feito."
Só que, ao contrário do Google, que tem desenvolvido carros sem motoristas para uso privado, a BestMile mira a aplicação desta tecnologia no transporte público. Koyman diz que, além disso, o objetivo é ajudar a suprir a distância que existe ainda, em todas as cidades do mundo, entre o destino final do usuário e até onde ele pode chegar com o transporte público.
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