Com investimento de R$ 259.300,00 por parte da Prefeitura de Sorocaba, a malha cicloviária da Avenida Dom Aguirre passa a contar com um sistema de videomonitoramento completo. Com a aquisição de nove câmeras de movimentação horizontal de 360°, vertical de 90° e um zoom de 30 vezes, os dez quilômetros de via entre a Avenida Juvenal de Campos e a rua João Ribeiro de Barros, nas imediações do Parque das Águas, contará com dezenove equipamentos de monitoria 24 horas.
O videomonitoramento é controlado pela Guarda Civil Municipal (GCM) que, desde outubro, também faz o ‘espelhamento’ das imagens para a Polícia Militar e em breve também para a Polícia Civil. Assim, simultaneamente e em tempo real, a polícia acessa as informações transmitidas. O investimento da Prefeitura no sistema contemplou, ainda, um software de gerenciamento e o servidor. O equipamento permite o armazenamento de gravação por um período de trinta dias.
Durante o lançamento do novo sistema, nesta segunda-feira (09), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio reiterou a importância do serviço para a população. “É um grande passo na questão de segurança nas ciclovias da cidade”, disse Pannunzio. O prefeito destacou que o equipamento auxilia na identificação de qualquer comportamento estranho nesses locais. ”Aumentando a segurança do ciclistas, também estamos aumentando a segurança da população por meio da muralha eletrônica”, comentou o Pannunzio lembrando que Sorocaba já conta com uma infovia com 344 quilômetros de fibra ótica.
O diretor do Deinter-7, José Aparecido Sanches Severo, afirmou que a Prefeitura de Sorocaba está facilitando o trabalho das polícias. “Esse sistema (muralha eletrônica), já proporcionou a solução de setenta furtos de veículos”.
O comandante do CPI-7, Coronel Wagner Tardelli, também elogiou o trabalho que está sendo feito pela Prefeitura de Sorocaba. “Auxilia na prevenção de crimes. É um fator inibidor”, garantiu o coronel.
O comandante da GCM, Benedito Zanin, também salientou que o videomonitoramento ajuda na fiscalização. “São dezenove pontos e uma viatura que recebe as informações sobre qualquer ocorrência”.
Sorocaba conta, atualmente, com 106 câmeras de videomonitoramento em toda a cidade. Dessas, 55 estão no trânsito e funcionam dentro da Muralha Eletrônica. As demais estão instaladas em áreas públicas e externamente em próprios municipais. Também participaram do lançamento: o presidente da Urbes-Trânsito e Transportes Renato Gianolla; o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Ortega; e o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Moko Yabiku.
Leia também:
Não é só bicicleta
Cidades nos trilhos
Depois dos parklets, os jardins de chuva. Entrevista com Lincoln Paiva