A ciclovia da Avenida Eleonor Roosevelt é uma das cinco em fase de implantação na Zona Noroeste, visando interligar, com segurança, os bairros São Jorge, Castelo e Santa Maria. Com 85% da sua pista concluída, ocupa os dois lados do passeio do canal, entre as avenidas Divisória e Frei Francisco Canto, sendo um lado para ida e outro para retorno.
“Atualmente os trabalhos estão concentrados no trecho de duas quadras entre a Av. Divisória e a Rua Domingos José Martins, com a execução da pista em concreto desempenado pigmentado”, informa o engenheiro Silvio Orefice, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).
Mobilidade
A ciclovia foi projetada de maneira a privilegiar a mobilidade de pedestres e ciclistas. Em toda a extensão da pista, serão implantados canteiros verdes e paisagismo. Inclui recuperação de alguns pontos de talude danificado do canal, bem como limpeza. E a acessibilidade será garantida nas esquinas com a ampliação do passeio.
Jovino
Será interligada à ciclovia da Eleonor Roosevelt a pista da Avenida Jovino de Melo. As duas obras integram um só contrato, investimento de R$ 5,9 milhões de recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Balneárias (Dade). A estimativa é que as obras sejam concluídas em até 18 meses.
Ciclovias em implantação:
AV. ELEONOR ROOSEVELT - 780 m
AV. JOVINO DE MELLO - 1.550 m
AV. AFONSO SCHIMIDT - 820 m
ENTORNO DO JARDIM BOTÂNICO CHICO MENDES - 1.350 m
Leia também:
Em Santos (SP), lei torna todos os assentos de ônibus preferenciais
Obras da ciclovia do canal 4 em Santos (SP) têm investimentos de R$ 6 mi
Malha cicloviária de Itanhaém, no litoral de São Paulo, é precária