Por determinação do Plano de Mobilidade Urbana de Joinville, lançado este ano, a municipalidade deverá avaliar anualmente a satisfação dos usuários com o sistema de transporte coletivo da cidade. O trabalho, já iniciado em 2014, agora prossegue com a cidade catarinense voltando a aplicar a Pesquisa de Satisfação do Programa QualiÔnibus. O programa foi criado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, com a coordenação da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (IPPUJ) e apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O objetivo é recolher dados que auxiliem a promover as mudanças e melhorias necessárias no sistema, por meio do conhecimento da percepção das pessoas sobre o transporte e o entendimento do impacto que os modais coletivos exercem no seu cotidiano.
Para apoiar esta segunda aplicação da pesquisa, estão atuando em Joinville a coordenadora de Projetos de Transporte do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Cristina Albuquerque, e a engenheira de Transportes Mariana Barcelos. Elas tem a tarefa de oferecer treinamento para a equipe de pesquisadores e dar suporte técnico na utilização da metodologia desenvolvida.
Segundo Mariana, a aplicação da pesquisa é importante porque "traduz a visão dos usuários sobre o sistema de ônibus e torna possível identificar as áreas que precisam de melhorias. A opinião de quem usa o sistema deve guiar a priorização das ações para que, de fato, melhorem a qualidade do sistema para quem o utiliza".
Assim, durante um mês, até o dia 19 de novembro, a pesquisa será aplicada em diversos pontos da cidade e dentro dos ônibus por cerca de 30 pesquisadores, trabalhando em diferentes horários.
Com os resultados da QualiÔnibus 2015, a cidade catarinense poderá quantificar o nível de satisfação das pessoas com o Sistema Integrado de Transporte (SIT), avaliando o progresso de mudanças implementadas e mapeando novas necessidades.
Pesquisa de Satisfação do Programa QualiÔnibus
A Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus avalia a satisfação dos clientes do transporte coletivo por ônibus de forma detalhada e quantitativa e possibilita melhorias no sistema por meio de benchmarking*. Um dos princípios é a formação de um questionário padrão, fundamental para o benchmarking, mas com a flexibilidade necessária à adaptação ao contexto de cada cidade.
Para analisar a percepção dos usuários, a pesquisa considera 16 fatores de qualidade: acesso ao transporte; disponibilidade; rapidez; confiabilidade; facilidade fazer transferências; conforto dos pontos de ônibus; conforto das estações; conforto dos terminais de integração; conforto dos ônibus; atendimento ao cliente; informação; segurança pública; sgurança em relação a acidentes; exposição ao ruído e à poluição; facilidade para pagar; gasto.
A Pesquisa de Satisfação faz parte do Programa QualiÔnibus, que visa a qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus, a fim de manter os usuários já existentes e atrair novos. Desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis com o apoio financeiro da FedEx Corporation, o programa inclui também o Segurança em Primeiro Lugar e o Dia 1 de Operação.
*Processo de pesquisa que permite fazer comparações de processos e práticas das empresas para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
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