O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, participou da inauguração da nova linha de VLP – Veículo Leve Sobre Pneus na cidade de Medellín.
Após alguns dias de testes, a abertura do serviço do novo modal foi realizada no dia 20 de outubro. A linha do VLP tem 4,3 km, o que inclui nove estações. A expectativa é que o sistema transporte, em média, 85 mil passageiros por dia.
As composições foram fabricadas por um consórcio na qual a Alstom teve a participação de um pouco mais de 50%. Os doze VLPs são semelhantes aos que operam na França e Itália. O veículo mede 39 metros de comprimento, e pode vencer rampas com inclinação de até 12%. Operam a uma velocidade média de 30 km/h.
A cidade de Medellín conta com 38,1 km de rede de metrô, dividido em duas linhas com mais três de teleféricos, conhecidos como “metrocable”. O sistema transporta em média quase 500 mil passageiros diariamente. Com o novo sistema, os dois meios de transportes serão agora interligados.
Ganho ambiental
As autoridades locais estimam que 7 mil toneladas de CO2 deixem de ser lançados na atmosfera anualmente com o novo sistema de transporte.
Leia também:
Das 'busetas' ao Transmilênio: o transporte diversificado da Colômbia
Metamorfose exemplar de Medellín inspira outras cidades latino-americanas
Em Bogotá, Transmilênio dá sinais de esgotamento