Três aplicativos de mobilidade urbana saíram premiados no Desafio São Paulo de Mobilidade, certame organizado pela Ford do Brasil para estimular jovens empreendedores a desenvolver ferramentas interativas no país.
O estudante Gabriel Araújo, de 20 anos, foi o principal premiado com a proposta do app Muvall, que permite uma interação do usuário com o sistema público de ônibus. Ainda em desenvolvimento, o Muvall foi escolhido tanto pelo júri de especialistas como pela votação popular. Na solenidade, Araújo explicou que pretende investir o prêmio recebido no aperfeiçoamento da plataforma do Muvall.
O segundo colocado na premiação foi o app MOBQI, apresentado pelo empreendedor mineiro Ernani Machado. Trata-se de uma plataforma já mais encorpada e em uso em algumas cidades do mundo, com a integração de dados sobre ônibus, táxis, rotas de caminhada e de bicicleta.
A terceira colocação foi dada ao app Vita, apresentado pelo gaúcho Enrique Maelgarejo.
Debate sobre mobilidade
Como parte da premiação foi realizado o seminário Futuro da Mobilidade, com a presença de Lincoln Paiva, fundador da Green Mobility e do Instituto Mobilidade Verde, Marcio Nigro, fundador do site Caronetas, Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP, Rafael Tartaroti, assessor da chefia de gabinete da SPTrans, e Marcos de Sousa, editor do Mobilize Brasil, representando o diretor do portal, Ricky Ribeiro.
Leia também:
Jovens têm mais medo de motoristas perigosos que de cobras ou da morte, diz pesquisa
Ford cria bicicleta que avisa sobre buracos no caminho
Sabe quais são os melhores aplicativos de mobilidade urbana?