Sistema de iluminação que reconhece a presença de ciclistas e pedestres

Alemães criam o Street Lights Smart, sistema que ajusta a iluminação pública de modo inteligente, direcionando o facho automaticamente a quem estiver transitando pela via

Notícias
 

Fonte: MTB Brasília  |  Autor: MTB Brasília  |  Postado em: 19 de outubro de 2015

Street Lights Smart

Ciclistas e pedestres sob iluminação

créditos: Divulgação

 

A fabricante de pneus Continental anunciou durante a ITS World Congress, feira internacional especializada em tecnologia de transportes viários, que está desenvolvendo um novo sistema de iluminação inteligente para vias públicas.

 

Batizado de Street Lights Smart, o novo sistema promete aliar eficiência a economia de energia, além de inovar na maneira como a iluminação pública interage com quem por ela transitam, sejam pedestres, ciclistas ou automóveis.

 

Um dos destaques do novo sistema é o compartilhamento de informações coletadas por sensores instalados nos postes, que monitoram o movimento de veículos e pessoas pelas ruas, permitindo assim que, por exemplo, que sejam facilmente identificadas vagas de estacionamento que estão disponíveis na área e quais aquelas que estão ocupadas.

 

Além disso, é possível ajustar a intensidade e foco da luz de acordo com o tipo de “objeto” que estiver trafegando na via. Caso um ciclista esteja transitando pela faixa exclusiva, o poste direcionará o facho em sua direção ou, no caso de um pedestre, aumentar a intensidade de luz durante uma travessia na faixa, por exemplo.

 

Street Lights Smart

 

Os postes de luz do sistema Street Lights Smart possuem ainda funcionalidades especiais como a ativação de luzes intermitentes em caso de acidente na via e a alteração de intensidade da iluminação de acordo com a variação da luz ambiente.

 

Street Lights Smart

 

O novo tipo de iluminação proposto pela Continental utiliza LEDs de alto brilho no lugar das tradicionais lâmpadas halógenas, gerando uma economia de até 33%, além de reduzir os custos gerais com a manutenção. Além disso, cada poste de luz contará com tomadas USB para a recarga de equipamentos eletrônicos, com cobrança individual por kWh consumido.

 

De acordo com a Continental, o sistema ainda está em fase de testes e não tem ainda data lançamento.

 

Leia também:

I FNEbici acontece em Recife, entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro

Conheça a Aerovelo, a bicicleta mais rápida do mundo
Estreia "Homem Livre", história de uma viagem de bike ao redor do mundo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário