Diferentes caminhos se cruzam rumo à escola e os alunos optam pelos meios de transporte disponíveis para acessar o direito à educação. A escola pode se tornar um espaço privilegiado para debater a mobilidade urbana e os jovens, os sujeitos estratégicos para se pensar formas sustentáveis de se deslocar pela cidade.
Para selar uma parceria com professores, a associação Rodas da Paz publicou a cartilha on-line e gratuita “Caminhos da cidade: Atividades interdisciplinares sobre mobilidade urbana“.
A primeira edição da obra conta com exemplos de exercícios para as disciplinas de português, literatura, artes visuais, inglês, história, geografia, física e matemática. A proposta é estimular os estudantes a aplicarem o conteúdo curricular da nona série do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio à realidade ao seu redor. Sem perder de vista as provas do governo para avaliação do desempenho dos alunos, a publicação sugere atividades com situações que questionam o cotidiano da turma. Uma das situações, por exemplo, figura a escolha de uma jovem por moradia que esteja a 15 minutos da estação do metrô.
Os exercícios são variados e a forma de aplicação é flexível. O professor de uma disciplina específica pode optar por aplicar os exercícios somente para a sua aula. Outra possibilidade é a parceria de professores de diferentes disciplinas ou a utilização da cartilha em datas comemorativas, como a semana do Dia Mundial sem Carro em setembro ou do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
A Rodas da Paz convida as escolas e professores a embarcarem nesta iniciativa e a enviarem fotos e demais produções dos alunos na temática da mobilidade urbana para educacao@rodasdapaz.org.br.
A cartilha pode ser acessada no site da ONG: http://www.rodasdapaz.org.br
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