Carrópolis x Humanópolis

Colaborador do Mobilize no DF imagina, nesta crônica, o dia em que o prefeito da agora chamada Humanópolis passa a priorizar pessoas e a mobilidade sustentável

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Uirá Lourenço*/ Mobilize  |  Postado em: 09 de outubro de 2015

Imagine uma cidade chamada Humanópolis. Na foto, C

Imagine uma cidade chamada Humanópolis. Na foto, Cauã e Iuri

créditos: Uirá Lourenço

 

Uirá Lourenço, nosso colaborador em Brasília, escreveu a inspirada crônica a seguir, onde, em tom ficcional, critica o velho modelo de cidade reivindicado por moradores de alta renda da capital federal.

No texto, ele imagina um governante que, corajosamente, passa a anunciar mudanças a favor da mobilidade urbana sustentável.

 

Véspera do dia das crianças, o Mobilize homenageia nas imagens deste artigo os meninos Cauã e Iuri, filhos do autor que, como cidadãos do futuro, sabem bem ou melhor que muito adulto o real significado de uma cidade para pessoas. Boa leitura!



  

"Carrópolis x Humanópolis

 

Um dia qualquer na década de 90:

 

Grupo de dez moradores se reúne, redige um abaixo-assinado e sai de porta em porta para conversar com vizinhos e colher assinaturas. Após conseguirem 500 apoiadores, vão ao encontro do prefeito.

 

Moradores:

– Prefeito, nosso bairro sofre com constantes congestionamentos e precisamos de viadutos na região para conseguirmos sair de carro!

 

Prefeito de Carrópolis: 

– Claro, os viadutos e a ampliação das vias que levam ao bairro já estão projetados e licitados. Vocês serão atendidos até o próximo ano. Além de melhorar o escoamento dos motoristas, vão impulsionar a fabricação e venda de carros.

 

Muito depois, em 2015:

 

Amigos trocam mensagens todo o dia pelo celular, enquanto aguardam no congestionamento, formado ainda dentro da garagem do condomínio. Um tem a ideia e compartilha: precisamos de um viaduto no bairro. Porque aqui em casa cada um sai num carro, no mesmo horário, e levamos uma hora no trajeto de menos de 10 km. 

 

Os outros amigos concordam e, no mesmo dia, compartilham a ideia nas redes sociais. Criam um abaixo-assinado virtual e, em três dias, são centenas de curtidas e 5 mil assinaturas. Com a meta de assinaturas alcançada, uma mensagem automática é enviada ao e-mail da prefeitura, com a reivindicação dos moradores: construção de viadutos e estacionamentos, além de ampliação viária, para acomodar a frota automotiva que cresce 10% por mês no bairro. 

 

Em uma semana, vem a resposta ao grupo:

 

Prefeito de Humanópolis: 

– Recebi o abaixo-assinado virtual e informo que o governo já tem projetado e licitado um pacote de obras para a região. O bairro será atendido por ônibus elétricos que passarão a cada cinco minutos. Os novos abrigos de ônibus terão tecnologia para informar o tempo de espera e o itinerário das linhas. A via de acesso ao bairro não será ampliada, mas passará a ter faixa exclusiva aos ônibus e ciclofaixa conectada a outros caminhos seguros de bicicleta. As calçadas serão reformadas e conectadas a outros caminhos de pedestres. 

 

Prossegue o chefe do executivo:

– Aproveito para anunciar um amplo projeto de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com 150 km de extensão, que está em fase de conclusão e já conta com recurso do governo federal para execução. O metrô será ampliado e as novas estações contarão com bicicletários seguros. Os sistemas de metrô, ônibus e bicicletas compartilhadas serão integrados por bilhete único, com descontos e vantagens na integração intermodal. 

 

E esclarece:

– No atual governo, a diretriz na área de mobilidade urbana é priorizar de forma absoluta os modos coletivos e saudáveis de locomoção. Os projetos de ampliação de vias e de construção de novos viadutos, túneis e estacionamentos foram arquivados. E novos projetos têm sido elaborados visando à integração entre áreas do governo, com destaque para o projeto “Cidade viva: vagas culturais e de lazer”, que une as secretarias de mobilidade, infraestrutura, educação, esporte e cultura. Gradativamente, com o avanço das melhorias na mobilidade, os estacionamentos serão convertidos em praças, bibliotecas, teatros e locais para prática de atividade física. 

 

– Destaco que os projetos e as ações do novo governo seguem a tendência mundial de planejar a cidade para as pessoas, com foco na qualidade de vida e na segurança. Assim, reverteremos a histórica e prejudicial tendência de focar na fluidez motorizada e de privilegiar o transporte individual motorizado. 

 

– Nossas ações têm suporte na Política Nacional de Mobilidade Urbana (de 2012), que determina a priorização dos meios coletivos e saudáveis de transporte. Além de enfrentarmos os congestionamentos, vamos revitalizar os espaços públicos (atualmente, há grandes áreas mortas com carros estacionados) e dar opção de mobilidade, cultura e lazer. E, com os novos projetos, vamos impulsionar vários setores da economia, como o mercado de trens, ônibus elétricos e bicicletas.

 

A palavra final:
– Por fim, conclamo os moradores a se sensibilizarem e aderirem à nova mobilidade!"

 

*Uirá Felipe Lourenço, servidor público e ciclista por opção, é colaborador do Mobilize 

 

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