Ciclovias em Bertioga (SP) são boas, mas é preciso mais

Cidade tem malha cicloviária de 17,2 quilômetros e pretende chegar a 19,5 quilômetros no próximo ano

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Fonte: Gazeta de S. Paulo  |  Autor: Carlos Ratton  |  Postado em: 09 de outubro de 2015

Maioria dos ciclistas não se arrisca no trânsito

Maioria dos ciclistas não se arrisca no trânsito

créditos: Luiz Torres/DL

 

Bertioga, o município caçula da Região Metropolitana da Baixada Santista, pretende no ano que vem ter praticamente 19,5 quilômetros de ciclovias. E é preciso mesmo, principalmente para completar o trecho de 1,2 quilômetro que falta da Avenida Anchieta, entre a Rua Rafael Costábile e a Avenida Vicente de Carvalho – que margeia o Canal de Bertioga.

 

“Muita gente anda de bicicleta por esse trecho e ele deveria proporcionar mais segurança aos ciclistas que são obrigados a disputar o espaço com os veículos para contemplar o maior espaço de lazer do Município que é o entorno do canal”, afirma Geovanete Alves dos Santos.

 

De forma geral, os 17,2 quilômetros de ciclovias já implantadas estão em boas condições de tráfego. A Administração quer ampliar o que já existe em mais 2.200 metros. Durante o percurso, a Reportagem percebeu que a maioria dos ciclistas não se arrisca no meio do trânsito e utiliza o espaço com bastante propriedade.

 

As ciclovias de Bertioga são de cimento claro, com uma pequena mureta de pouco mais de 10 centímetros que isola os ciclistas dos pedestres. Elas não apresentam buracos e nem deformações, mas precisam melhorar em termos de sinalização de solo.

 

Em Bertioga, as ciclovias ficam nos trechos duplicados da Avenida Anchieta, na Avenida 19 de Maio e na Rodovia Rio Santos, entre bairros Albatroz e Jardim Vicente de Carvalho. Em quase toda sua extensão, principalmente nos cruzamentos das vias, a tinta vermelha está gasta, confundindo o ciclista. São 17.224 metros de ciclovias já implantadas e a previsão é de que mais 2.200 metros até o final de 2016.

 

No trecho duplicado da Avenida Anchieta, a Prefeitura precisa estender a grade de proteção por toda a via, visto que os ciclistas podem cair no canal que fica no meio da avenida e paralelo à ciclovia. “As pessoas tomam cuidado, mas é sempre bom ter segurança, principalmente para as crianças”, afirma Cleberson Terto Gomes, que usa a ciclovia para trabalhar.

 

Segundo a Prefeitura, foram gastos R$ 4.56 milhões para implantá-las. A ciclovia da Avenida Anchieta, que continua em obras de melhoria, foi gasto R$ 1,58 milhão, verba proveniente do Departamento de Desenvolvimento das Estâncias (Dade) do Governo do Estado. No trecho entre a Avenida 19 de Maio (Albatroz) e Rua Rafael Costábile (Centro), em execução, o valor é de R$ 1,18 milhão, oriundo do Fundo Metropolitano de Desenvolvimento da Baixada Santista.


“Mas é preciso melhorar o trecho da Avenida Anchieta entre os bairros Jardim São Rafael e Vista Linda, que em dias de chuva alaga. Sei disso porque uso todos os dias a ciclovia para trabalhar”, afirma Zélia Bispo.

 

Na Rodovia Rio-Santos – trecho de 250 metros, entre o Albatroz e Jardim Vicente de Carvalho - o valor é de R$ 1,8 milhão, que inclui o Terminal de Transbordo de Passageiros do Albatroz e a pavimentação de entorno (trecho da Avenida 19 de Maio). Esses recursos também vieram do Fundo Metropolitano de Desenvolvimento da Baixada Santista.

 

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