A série “Pedalar é Preciso” da TV Brasil conquistou o Prêmio Abraciclo de Jornalismo 2015. As reportagens concorreram na categoria Bicicleta e foram exibidas no Repórter Brasil para marcar a Semana da Mobilidade Urbana de 2014, que ocorreu de 16 a 22 de setembro. O anúncio aconteceu, nesta terça (06), em cerimônia no Salão Duas Rodas, em São Paulo.
"Nunca imaginei ganhar, mas é um reconhecimento a um trabalho duro feito diariamente", comemorou a editora Luciana Campos, ressaltando o profissionalismo e o envolvimento com o tema da equipe formada pela repórter Paula Ottoni, o produtor Léo Rodrigues, o repórter cinematográfico Luís Araújo e o editor de imagens Mauro Fernandes.
Esta é a 7ª edição do prêmio oferecido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). A premiação é considerada a maior da área e responsável pelo reconhecimento da qualidade, criatividade e importância do trabalho jornalístico sobre o assunto no país.
Para Léo Rodrigues, esta vitória traduz o potencial dos trabalhadores da TV Brasil. “Em meio a toda a cobertura do factual que nos toma tempo e atenção, conseguimos olhar para esta série de uma forma especial”, analisa o produtor, defendendo o investimento em reportagens estendidas e aprofundadas.
As reportagens enfocaram os desafios para melhorar o transporte por bicicletas nas cidades brasileiras. As matérias abordaram a malha cicloviária na cidade do Rio de Janeiro, os avanços em Niterói graças à mobilização de ativistas e a ousada aposta de São Paulo na ampliação das ciclovias.
Leia também:
Fórum Nordestino da Bicicleta
Por decreto, DF institui (de novo) comissão que articula política cicloviária
Bike Festival 2015 abre financiamento coletivo