Além de ocupar a 4ª posição em um ranking das “Cidades Europeias do Futuro” (Financial Times), a capital da Dinamarca Copenhague é famosa mundialmente pelo alto índice de utilização da bicicleta como meio de transporte. São aproximadamente 37% dos deslocamentos diários feitos com a magrela.
É, reconhecidamente, uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo - já foi considerada a “Cidade Mais Habitável do Planeta” (Revista Monocle) e uma das cidades mais ecológicas do mundo.
Estas características todas tornam a capital dinamarquesa um dos destinos mais procurados por delegações e urbanistas de todo o mundo. Estes especialistas vão à Dinamarca em busca de conhecimento sobre desenvolvimento urbano sustentável. São autoridades políticas, jornalistas, arquitetos, urbanistas, engenheiros e pesquisadores em geral que veem na cidade um importante centro das mais modernas políticas que integram sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, mobilidade e qualidade de vida.
Por este motivo há atualmente empresas como a Sharing Copenhaguen, que se especializaram em roteiros temáticos para pesquisadores de diversas áreas. Os temas vão do planejamento urbano e arquitetura, passando pelas mudanças climáticas, energia renovável, desenvolvimento social, sustentabilidade, administração de recursos e resíduos entre outras.
Para conhecer um pouco mais dessas iniciativas de roteiros para pesquisadores, acesse: Sharing Copenhaguen Green Tours
Leia também:
Copenhague, via Itapetininga
Gosta de cinema? Então, assista a 40 curtas sobre mobilidade
Pela Dinamarca, de Stege até Copenhague de bike, patins e a pé