Bicicleta vence o VI Desafio Intermodal 2015 em Manaus

Pela quinta vez (dos seis desafios realizados) a bicicleta vence o Desafio Intermodal. Em segundo lugar chegaram os patins e em terceiro o triciclo elétrico

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Fonte: Pedala Manaus  |  Autor: Paulo Aguiar/ Pedala Manaus  |  Postado em: 02 de outubro de 2015

Veja o ranking do VI Desafio Intermodal em Manaus

Veja o ranking do VI Desafio Intermodal em Manaus

créditos: Divulgação

 

O Pedala Manaus promoveu pela sexta vez consecutiva o Desafio Intermodal, e neste ano os modos a propulsão humana dominaram e mostraram suas eficiências nos deslocamentos durante o horário de pico e de maior congestionamento do trânsito da cidade. Clique na imagem acima e confira o quadro de classificações do Desafio. 

 

Foram avaliadas diferentes formas de deslocamento, observando os critérios de velocidade, custo e emissão de poluentes. Os modais escolhidos este ano para o desafio foram o pedestre, patins, bicicleta convencional, bicicleta elétrica, triciclo elétrico, moto, mototáxi, automóvel particular, táxi, ônibus executivo e ônibus convencional. O percurso definido foi entre o paço Municipal, no centro, e a Escola de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. Ao todo, um trajeto de aproximadamente 6 km, em que cada modo escolheu o caminho mais conveniente.

 

A bicicleta foi a vencedora do Desafio Intermodal este ano. O ciclista Akino dos Santos, de 48 anos, completou o percurso em 18 minutos e 58 segundos, tempo menor que o do ciclista do ano passado, que foi de 20 minutos.

 

Em segundo lugar, chegaram os patins, com o tempo de 19 minutos e 40 segundos. Em terceiro, o triciclo elétrico, com tempo de 19 minutos e 42 segundos. A motocicleta chegou em sexto e o carro chegou 49 minutos depois da largada. 

 

Quando avaliados os demais critérios, as posições iniciais não se alteraram, porém considerando custos e emissão de poluentes, o mototáxi, o táxi e o automóvel passaram para as últimas posições, repetindo o resultado de 2014. Com esse mau resultado, os modos automotores citados evidenciam sua ineficácia nas condições de trânsito encontradas durante o trajeto. Por outro lado, observou-se a vantagem dos modos a propulsão humana, com destaque para as bicicletas, que ocuparam duas das três primeiras posições.

 

Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, “a cada ano temos resultados surpreendentes. Nesta edição, o ônibus, mesmo utilizando o corredor exclusivo, foi mais lento que o automóvel. Para isso, contribuiu a longa espera até a tomada do coletivo (30 minutos)". E completa: "O triciclo elétrico mostrou-se também eficiente, chegando praticamente empatado com os patins. E o custo do deslocamento do táxi (7º) foi o mesmo do mototáxi (8º.), sendo que este último levou 17 minutos a mais para efetuar a mesma rota”. 

 

O Desafio Intermodal é promovido pelo Pedala Manaus desde 2010. Este ano, o evento fez parte das ações da Semana da Mobilidade Urbana e contou com 26 voluntários, representando 11 diferentes modos. O skate e o cadeirante foram convidados, porém não conseguiram participar.

 

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