A partir deste sábado (3), os passageiros que circulam por Vitória vão ganhar mais tempo e economia no transporte coletivo municipal com a implantação do novo sistema de transporte da cidade. Para a Secretaria de Transportes da Capital (Setran), o Integra Vitória poderá tornar a viagem dos usuários até 20 minutos mais curta.
O Integra Vitória trata-se de uma readequação do modo de funcionamento do transporte coletivo. Para tanto, os micro-ônibus deixarão de ir de um ponto a outro da cidade e se tornarão linhas alimentadoras. Eles irão circular apenas dentro dos bairros, levando os passageiros até as principais avenidas de Vitória.
Nelas, os usuários farão baldeações, podendo ter acesso a todos os ônibus convencionais - que não serão alterados - sem pagar outra passagem. O inverso também será possível, isto é, sair do convencional e pegar o micro-ônibus.
30 minutos
Conforme explica o gerente de planejamento de Transportes da prefeitura, Heleno Barros das Neves, só é possível ter acesso à baldeação entre os ônibus adquirindo o cartão do sistema, já que através dele é calculado o tempo do trajeto do ponto onde o usuário faz o pagamento até o último ponto de integração.
“Quando a pessoa descer no ponto, ela terá 30 minutos a mais para embarcar no próximo coletivo sem pagar. Se houver qualquer problema vamos ajustar, mas esse tempo é suficiente para quem desce no corredor”, pontua o gerente.
O secretário geral do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes), Jaime De Angeli, afirma que o objetivo da ação é otimizar o sistema, pois as linhas de micro-ônibus estavam se sobrepondo às convencionais em grandes vias. A expectativa é que agora o trânsito da cidade ganhe mais fluidez.
Com a mudança, 16 linhas de micro-ônibus serão reformuladas e terão novos nomes. No entanto, Heleno salienta que o trajeto dentro dos bairros não será modificado. Com o itinerário mais curto, os micro-ônibus serão mais frequentes.
“Esses ônibus passavam a cada 30 ou 40 minutos e agora vão passar de 18 a 20 em dias úteis. Aos sábados e domingos, a frota será reduzida, com intervalo de 30 a 35 minutos, dependendo da linha”, diz Heleno.
Pontos
Ao todo, 45 placas foram instaladas nos pontos da cidade, com informações sobre linhas de micro-ônibus e convencionais que passam nesses locais. Porém, a integração pode ser feita em qualquer ponto da Capital, de acordo com a conveniência do usuário.
Cartões
Para ter acesso às baldeações os usuários precisam adquirir o cartão do sistema, que é gratuito. Até 10 de outubro, colaboradores do Setpes estarão nos ônibus vendendo cartões pré-carregados de R$ 5, R$ 10 e R$ 20. Os usuários também podem pedir o cartão na sede do Setpes. O cadastro requer CPF e número de telefone.
Recarga Os cartões poderão ser recarregados pela internet, no site do Setpes.
Reclamações
Em Caratoíra, os moradores estão insatisfeitos com as mudanças trazidas pelo Integra Vitória. Para o presidente da associação comunitária do bairro, Carlos Alberto Barbosa, há receio de que o número de ônibus e de linhas seja reduzido, superlotando as viagens.
Segundo Barbosa, a linha que passará pelo local passará por três outros bairros, alongando o trajeto. Já a necessidade do cartão para fazer as baldeações é mais um motivo de insatisfação.
Porém, o gerente de planejamento de Transportes da prefeitura, Heleno Barros das Neves, afirma que apenas a linha de micro-ônibus 202 (Caratoíra/Shopping Vitória) será alterada, sendo substituída pela 042 (Mário Cypreste/Parque Moscoso via Caratoíra ). Já a linha convencional 103 (Mário Cypreste / Jardim Camburi via Caratoíra) será mantida.
Heleno também reforça que a diminuição da frota de micro-ônibus será compensada pelo aumento do número de viagens e que o cartão do sistema é gratuito.
Leia também:
Prefeitura de Vitória apresenta proposta para criar 60 km de ciclovias
Dia Mundial sem Carro. Veja a história de capixabas que adotam a bicicleta como transporte