Em Curitiba, 82% dos passageiros usam internet dentro do ônibus

Pesquisa mostra que quatro em cada cinco usuários admitem que é só pegar o transporte público para se "ligar"

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Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 29 de setembro de 2015

Smartphone é companheiro comum dos passageiros de

Smartphone é companheiro comum dos passageiros de ônibus

créditos: Franklin de Freitas

 

O curitibano gosta de estar conectado à internet. Isso não é novidade. Mas o índice dos que fazem isso quando embarcam no transporte público chama a atenção. Uma pesquisa divulgada ontem mostra que 82% admite usar a internet durante o deslocamento de ônibus. Ou seja, é só subir no ônibus para o usuário esquecer do mundo e se “ligar” na web, especialmente nas redes sociais.

 

O estudo é da ConsumerLab, área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários de smartphones. A pesquisa foi feita em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Curitiba foi a que obteve o maior índice de repostas afirmativas sobre o uso dos dispositivos móveis. Nas outras duas capitais o índice ficou em 66%.

 

Um dos panoramas traçados pelo relatório é que os usuários de transporte urbano acreditam que o tempo gasto no trânsito é improdutivo e maçante. Por isso, aproveitam para enviar mensagens, assistir a vídeos online ou atualizar os feeds das redes sociais diretamente de seus smartphones. Em Curitiba, 80% dos usuários acessam as plataformas de redes sociais durante o trajeto. Essa porcentagem também é maior entre as cidades analisadas: 78% dos paulistas e 60% dos cariocas acessam as redes sociais no transporte urbano.

 

O relatório também traz um comparativo relacionado ao tempo de descolamento diário dos moradores das três metrópoles. Os paulistanos e os cariocas levam mais de 2 horas para se deslocar diariamente, mas os curitibanos, por sua vez, demoram cerca de uma hora e meia.

 

Realizado com base na análise de 1.500 entrevistas online realizadas com usuários de smartphones nas três capitais brasileiras, o material também analisa como o comportamento digital do brasileiro no transporte urbano tem influenciado o setor de tecnologia e as transformações nas plataformas de planejamento de rota e consumo de conteúdo digital, além do crescimento do e-commerce.

 

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