Mais ar limpo, menos ruído e muita diversão pelas ruas — Paris ficou exatamente assim neste domingo (27). Em ação inédita pela mobilidade sustentável e buscando reduzir a poluição atmosférica, a capital francesa fechou suas principais avenidas para o trânsito de veículos no período de 11h às 18h.
Pedestres e ciclistas ocuparam livremente os espaços antes tomados por carros para experimentar a cidade de um jeito diferente. As áreas isoladas receberam shows, exposições e uma série de outras atividades de entretenimento.
Não é a primeira vez que a cidade "barra" o tráfego de veículos em prol de outros meios de transporte, mas esta foi, sem dúvida, a mais ampla da história de Paris.
Ao todo, 11 bairros (do 1º ao 11º arrondissement), e os mais conhecidos pontos turísticos, como a avenida Champs-Élysées, a Praça da República e de Stalingrado e toda área ao redor da Torre Eiffel, entre outros, foram considerados áreas livres de carros. Nenhum veículo de passeio motorizado foi autorizado a circular por essas áreas, com exceções como ambulâncias e viaturas policiais.
E a investida surtiu efeito! Segundo o órgão que regula a qualidade do ar na cidade, o Airparif, o Dia sem Carro teve impacto "significativo", ainda que "localizado".
"As medições mostraram um declínio médio de 20 a 40% dos níveis de dióxido de nitrogênio [um dos gases poluentes que mais causam problemas de saúde] em comparação com outros domingos", declarou a entidade.
E o final do Dia Mundial Sem Carro foi coroado pelo fenômeno da Superlua, que rendeu belas imagens.
Prefeitos de lá e de cá
A mobilidade sustentável é uma das bandeiras da prefeita de Paris Anne Hidalgo, que nesta semana elogiou a gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad pelas ações em prol do transporte público e das ciclovias.
Haddad acompanhou de perto a experiência do Dia sem Carro em Paris. A convite da prefeita parisiense, ele também participou de uma agenda para conhecer políticas públicas de mobilidade e urbanismo adotadas pela cidade.
A combinação do tráfego intenso com fatores climáticos atípicos tem sido motivo de preocupação em Paris nos último dois anos. Em 2014, a prefeitura chegou a liberar transporte público gratuito para deter os altos níveis de poluição.
Este ano, só no mês de março (que marca o fim do inverno e começo da primavera no país), a cidade precisou implementar mais de três rodízios contra a poluição.
Com a aproximação da conferência internacional sobre as mudanças climáticas, COP21, que acontece em dezembro na capital francesa, Paris quer dar o exemplo na luta contra a poluição e multiplicar ações semelhantes.
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