Parem as máquinas!

Saiu o resultado do Concurso #ClickMobilidade! Leia o Editorial da Newsletter semanal de número 180 do Mobilize Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 25 de setembro de 2015

Foto vencedora no concurso #ClickMobilidade!

Foto vencedora do concurso #ClickMobilidade!

créditos: Chris Ghattas


Saiu o resultado do concurso de fotos #ClickMobilidade. Conheça os quinze finalistas e os quatro vencedores. E um pedido: o ar anda muito ruim nas cidades. Que tal parar os carros?


No século 20 os jornais ainda eram a principal fonte de informação confiável para os cidadãos do mundo. Naqueles tempos, quando surgia uma notícia de última hora, o editor-chefe costumava gritar a frase aí do título para interromper a impressão e incluir ao menos uma nota sobre a novidade quente.


Ontem tivemos que parar as máquinas digitais para aguardar a decisão de nosso júri do concurso #Click Mobilidade. Foram mais de 200 imagens inscritas, de vários pontos do país e de outras cidades do mundo, abordando aspectos curiosos, poéticos e também tristes da mobilidade urbana contemporânea.


Antes de eleger os vencedores, o júri votou para escolher as quinze fotos finalistas, conforme previa o regulamento, e mesmo essa primeira peneirada exigiu muita discussão. As imagens finalistas estão disponíveis e destacadas em uma galeria especial, que ficará disponível para todos os leitores. Agora, vamos aos vencedores.


Vencedores pela votação do júri

1º lugar

Foto 89, de Cris Ghattas, tomada em Angkor Wat, no Camboja

Na descrição da imagem ela registrou o texto “A very special souvenir from Asia, to celebrate this morning, bicycle lovers, and my fiftieth shot here” (Em uma tradução livre, Uma lembrança muito especial da Ásia para celebrar esta manhã, os amantes das bicicletas e minha 50ª foto clicada aqui).


2º lugar

Foto 26, de Daniel P. Sobreira, em um bairro de Luanda, Angola


Na descrição da imagem ele escreveu “Passarela cheia de gente em Luanda. A quantidade de pessoas impressiona”.

 

3º lugar

Foto 110, de Thiago Santos, do Coletivo Magrelas Aju, em Aracaju-SE

Texto da foto: "Limitações todos nós temos"

 

Destacamos também a imagem escolhida pelos usuários do Instagram, na categoria Mais Curtidas:

Foto 84, “Tudo com Bike”, de Walter Arruda

 


Além dos vencedores e finalistas, ainda é possível ver todas as imagens inscrita no #clickmobilidade na página do próprio concurso. Confira.


Nesta semana, enquanto participávamos de uma série de atividades da Semana de Mobilidade e do Dia Mundial sem Carro (22), enfrentamos uma situação inédita nas marcas de temperatura, baixa umidade e alta poluição atmosférica em várias capitais brasileiras. Na Região Metropolitana de São Paulo, o ar estava de fato irrespirável e todos os relógios de rua da capital paulista indicavam o ar ruim ao final da tarde.


O assunto foi alvo de um caloroso debate durante o lançamento do relatório da Pesquisa Anual de Mobilidade da Rede Nossa São Paulo, dia 22, especialmente porque 62% dos entrevistados pela pesquisa disseram ter alguém em casa com problemas de saúde decorrentes da qualidade do ar. Entre os dados positivos do relatório destaca-se redução do número de pessoas que usam o carro diariamente (de 56% para 45%), indicador de que algo começa a mudar no panorama da mobilidade, pelo menos na capital paulista.


Enquanto esperamos alguma chuva e ventos capazes de reduzir o calor e dispersar os poluentes cabe perguntar: prefeitos, governadores, não é hora de implantar algum sistema emergencial para reduzir a circulação da frota motorizada alguns dias por ano? Não seria possível quebrar o concreto, romper o asfalto, plantar árvores, e controlar o excesso de construções nas cidades. Parem as máquinas!


Marcos de Sousa 
Editor do Mobilize Brasil

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário