Um levantamento sobre o trânsito de Porto Alegre, realizado entre os anos de 2012 a 2014, mostra que a maioria das vítimas de acidentes é formada por pedestres. O dado consta no Boletim Epidemiológico com estatísticas do trânsito, elaborado pela Prefeitura de Porto Alegre e apresentado nesta terça-feira (22). Entre 2012 e 2014, foram contabilizados 64.040 acidentes em vias da capital gaúcha. Desse total, 363 ocorrências acabaram em morte. A maioria das vítima era pedestre: 146. Motociclistas aparecem em segundo lugar (127), seguidos por ocupantes de automóveis (72) e ciclistas (21).
Ainda segundo o documento, os acidentes de trânsito em Porto Alegre correspondem à segunda causa de mortalidade por motivos externos (que englobam, além de acidentes, casos de violência), e a primeira causa de internação em hospitais de urgência e emergência. Entre os principais fatores apontados, estão a velocidade excessiva e inadequada e a combinação de bebida alcoólica e direção, com maior ocorrência à noite e madrugada e também aos finais de semana.
Desde 2011, informações referentes a acidentes de trânsito são integradas no Projeto Vida no Trânsito. São dados contabilizados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é conhecer os casos mais graves e fatais ocorridos no trânsito da capital gaúcha.
Leia também:
Custa muito construir uma calçada?
Ajude a construir a nova Cidade da Bicicleta em Porto Alegre
Governo federal sugere mudar método construtivo para baratear metrô de Porto Alegre