No Dia Mundial Sem Carro, Ministério das Cidades lança Cartilha do Ciclista

Material trás dicas de comportamento e segurança para o ciclista urbano

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: André Richter  |  Postado em: 22 de setembro de 2015

Cartilha do Ciclista

Cartilha do Ciclista

créditos: Divulgação

 

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, foi lançada hoje (22), em Brasília, a Cartilha do Ciclista, uma publicação do Ministério das Cidades, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária da cidade e regras de circulação e segurança.

Durante a solenidade, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Dário Lopes, falou sobre a importância de se tratar a bicicleta como um veículo de transporte, e sobre as precauções de segurança que devem ser tomadas pelos ciclistas. “É importante que este veículo [a bicicleta], seja tratado como veículo de transporte e que o condutor tome todas as precauções devidas para termos um trânsito seguro”, disse.

Segundo o deputado federal Rogério Rosso (PSD), já existem diversos projetos tramitando na Câmara em favor dos ciclistas, sobre a importância para a mobilidade, criação de novas sinalizações e de mudança no Código Brasileiro de Trânsito.

“Todos os dias, nos últimos três anos, ando de bicicleta. Diante dessa experiência, já apresentamos vários projetos, em tramitação na Câmara, que vão desde o aumento de pena para quem atropelar ciclistas em ciclofaixa, até a mudança do Código de Trânsito. Vamos aproveitar essa sintonia para que possamos aprovar, não somente uma nova legislação, mas também conscientizar os cidadãos e governantes da importância da bicicleta”, disse Rosso.

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou a dedicação das equipes para concluir a cartilha, e disse o quanto é prfeciso valorizar os ciclistas.

“No Dia Mundial Sem Carro, homenagear os ciclistas é o que de mais bonito se pode fazer”, disse Kassab. Ele falou sobre o avanço na elaboração do Manual Cicloviário. “Com a Cartilha Nacional do Ciclista, estamos dando o primeiro passo para garantir segurança, e vamos avançar ainda mais com o Manual Cicloviário, que está em discussão, e deve ficar pronto entre o fim deste ano e o inicio de 2016”, finalizou.

 

A Cartilha do Ciclista pode ser acessada aqui.


Leia também:

Desafio avalia eficiência dos diferentes modais no Recife

Dia Mundial sem Carro. Veja a história de capixabas que adotam a bicicleta como transporte

Dia Mundial Sem Carro: Pesquisa aponta que cariocas preferem atividades a pé

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário