Começa a funcionar a partir desta terça-feira (8), a nova sinalização horizontal da Avenida Guararapes, Zona Central de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Depois das motofaixas, implantadas no mês de agosto, agora os motoristas precisam ficar atentos à faixa exclusiva para ônibus e bicicletas. A medida foi tomada como forma de otimizar o fluxo de veículos no local, garantido maior segurança e agilidade para o transporte coletivo de passageiros.
Segundo o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, nos primeiros 15 dias o trabalho realizado pelo órgão será de orientação. “Nessas duas semanas nossos agentes estarão nas ruas para orientar os motoristas em que ponto específico eles podem acessar a faixa de ônibus, caso precise fazer uma conversão e onde podem sair dela. Da mesma forma vai acontecer com os ônibus que terão o local exato onde podem entrar e sair da faixa exclusiva. Os agentes da EPTTC vão ficar exatamente nesses pontos”, explica.
Quando for concluído o trabalho de orientação, o órgão fará fiscalização ostensiva na Avenida Guararapes. “Será feito com a ajuda dos agentes, para conscientizar e informar e também utilizando o monitoramento pela câmeras que conseguem visualizar toda a extensão da Guararapes”, disse Paulo. O diretor-presidente da EPTTC lembrou da importância da mudança para o trânsito de Petrolina. “Através de pesquisas realizadas em maio e junho, para o Plano de Mobilidade, vimos a quantidade de veículos que circulam na Guararapes. Da forma que estava, com todo tipo de veículo misturado, não dava para transitar de forma segura e correta. Com isso vimos a necessidade urgente de mudar o trânsito. Até para que o transporte coletivo trafegue com mais fluidez, para chegar aos locais de forma mais pontual”, destacou.
A medida adotada na Avenida Guararapes também pode ser levada para outros pontos da cidade. “Estamos avaliando se essa faixa pode ser colocada nas Avenidas Joaquim Nabuco e Fernando Góes. Estamos fazendo o estudo para saber se vai ser necessário. Depois que consolidar essas informações e se for constatado a necessidade, pode ser que se estenda para essas outras áreas”, ressaltou.
Horários
De segunda a sábado, das 20h às 6h e nos domingos e feriados, a faixa será exclusivamente para os ciclistas. Já das 6h às 20h, a faixa será para o uso de ônibus, vans, táxi e mototáxi com passageiros.
Leia também:
Em Petrolina (PE), plano de mobilidade urbana terá plataforma interativa
Em Petrolina (PE), passageiros poderão emitir gratuitamente o Bilhete Integrado
Um legado que não tem previsão para ser entregue