O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, lança hoje a obra de construção do Eixo Universitário, o primeiro de uma série de 14 corredores, que ao todo somam 102 quilômetros de vias preferenciais para o transporte coletivo (veja quadro). O lançamento será no pátio da Catedral Metropolitana, às 9h.
Nesse primeiro corredor a ser implantado pela prefeitura, e que faz a ligação da Praça Cívica até a Praça da Bíblia, haverá faixa preferencial para ônibus, uma ciclovia, área de convivência e calçadas com modelo que oferece mais acessibilidade. Para o serviço de transporte, a vantagem está na redução do tempo de viagem dos ônibus que poderá passar de 8 km/hora para 15 km/hora. Por esse corredor passam por dia 12 linhas do sistema, com uma frequência de 59 ônibus por hora e 50 mil passageiros/dia.
Com o corredor em funcionamento, a Prefeitura de Goiânia espera promover as seguintes soluções: eliminar os estacionamentos; reduzir de pontos de conflito; instalar nova sinalização viária, adequar os semáforos, melhorar os pontos de embarque e desembarque; o pavimento das pistas de rolagem e, por fim, implantar um sistema eletrônico de fiscalização que funcionará em tempo real.
Com 2,5 quilômetros de extensão, o Eixo tem início na Rua 10, passa pela Praça Universitária, Avenida Universitária, Rua 261 e Rua 256. A obra de construção do Corredor Universitário está estimada em R$ 3 milhões, recurso do município já aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur) e que será repassado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU). A obra será executada de forma conjunta por pastas da administração municipal, sob a coordenação da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
CICLOVIA
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) executa na Rua 10, Setor Universitário, a preparação do local para a construção da primeira etapa da ciclovia da Capital. O trecho sairá da Praça Cívica e terminará na Praça da Bíblia, totalizando três mil metros.
No local, a companhia fará a iluminação baixa, jardinagem, a poda e extirpação de árvores com risco de queda, respeitando os laudos realizados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e ainda construirá a ciclovia que será feita em concreto e terá acabamento em paver (similar ao da Alameda Ricardo Paranhos), com aproximadamente dois metros de largura. Os pit- dogs existentes ao longo do percurso serão relocados e padronizados com o novo modelo projetado pela Prefeitura de Goiânia. A Comurg ainda realizará a reposição das árvores que foram extirpadas com o plantio de mudas típicas do Cerrado que, além de serem mais propícias para o plantio urbano, ainda se desenvolvem com mais força e saúde no clima do Centro-Oeste.
Arborização
A Comurg realiza trabalhos preventivos em vias, avenidas e praças da Capital, com a execução de poda e extirpação de árvores com risco de queda. Também é feita a remoção de árvores sadias que pertencem a espécies inapropriadas para o ambiente urbano.