A partir da próxima segunda-feira (24), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a redução de velocidade máxima, de 60km/h para 50km/h, em cinco vias das zonas sul e oeste de São Paulo. Alteração em um trecho de 300m da rua Domingo de Morais já teve início neste domingo (23). Na zona oeste, as mudanças acontecerão na Avenida Arnolfo Azevedo e na Rua Almirante Pereira Guimarães.Na zona sul, serão afetadas a Avenida Guarapiranga, a Estrada do M’Boi Mirim e a Avenida Senador Teotônio Vilela.
Também na zona sul, o trecho da Rua Domingos de Morais que vai da Rua Sena Madureira à Avenida Lins de Vasconcelos já teve seu limite reduzido a partir de hoje. Ele completa o eixo cicloviário formado pela Rua Sena Madureira, pela Av. Professor Noé de Azevedo e pela Rua Vergueiro, indo até a Avenida Bernardino de Campos. Em nota, a Prefeitura do Estado de São Paulo afirma que a intervenção faz parte do projeto de implantação da ciclovia da Bernardino de Campos, inaugurada hoje. A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida.
Ainda segundo a nota, o "Programa de Proteção à Vida", iniciado em 2013, visa a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliado uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. "A iniciativa inclui várias frentes como o 'CET no Seu Bairro'; a implantação de 'Áreas 40'; da 'Frente Segura' (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade", conclui o texto.
Leia também:
30 documentários sobre mobilidade urbana
A bicicleta como meio; a melhoria da cidade como fim
Florianópolis quer paz no trânsito e prioridade ao pedestre