O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), justificou os problemas de mobilidade urbana da cidade ao crescimento da frota de veículos registrado ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a renda per capita dos teresinenses cresceu mais de 70% em 15 anos e isso trouxe consequências como o aumento da frota de carros e as dificuldades de locomoção.
"Nós tivemos o aumento da nossa frota de veículos que saltou nesse mesmo período de 120 mil para mais 400 mil veículos, daí a dificuldade de se locomover hoje na cidade", disse o prefeito. Ainda de acordo com Firmino, a prefeitura conseguiu financiamentos de R$ 370 milhões através do PAC Mobilidade para a execução de obras de mobilidade em Teresina. O prefeito falou que algumas dessas obras já foram iniciadas, mas atribuiu a demora na execução de algumas delas à burocracia da legislação.
"É necessário que se entenda que a Prefeitura não pode fazer uma obra desrespeitando a lei. Nós temos todo um procedimento administrativo que deve ser respeitado. Temos um conjunto significativo de legislações, aliás, o Brasil é muito pródigo em gerar legislação para o poder público e isso faz com que nós estejamos extremamente engessados para poder agilizar a realização dessas obras", falou.
Sobre as constantes mudanças no trânsito da capital, o prefeito falou em "medidas de curtíssimo, médio e longo prazo". Segundo ele, o fechamento de balões, retornos e a instalação de sinais estão dentro das medidas classificadas como de curtíssimo prazo. Firmino disse que as mudanças são feitas por uma equipe de engenharia de trânsito e afirmou que elas têm dado resultado.
"O trabalho que está sendo feito é um trabalho competente, técnico. Obviamente de início nós temos várias reações porque estamos quebrando hábitos, mas a medida que o tempo passa as pessoas vão percebendo que os fluxos são mais rápidos e que a maioria da população ganhou, especialmente o transporte coletivo", encerrou.
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