Câmara de Vereadores de Dourados (MS) aprova projeto que incentiva o uso da bicicleta

Projeto de lei institui a Política Municipal de Mobilidade Sustentável no município

Notícias
 

Fonte: Jornal Agora MS  |  Autor: Jornal Agora MS  |  Postado em: 12 de agosto de 2015

 

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Dourados aprovou, em segunda votação, na sessão desta segunda-feira (10) o projeto de lei que institui a Política Municipal de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao uso da bicicleta. O projeto de autoria do vereador Cirilo Ramão (PTC) segue agora para ser sancionado pelo prefeito Murilo Zauith (PSB).

 

Conforme o vice-presidente da Câmara de Dourados, a proposta visa incentivar o uso da bicicleta como forma de mobilidade urbana sustentável em Dourados, visando priorizar os meios de transporte não motorizados e promover a melhoria do meio ambiente, trânsito e saúde.

 

Cirilo enfatiza que por se tratar de cidade de terreno plaino, Dourados oferece condições para que os moradores utilizem a bicicleta como meio de transporte. Com o projeto de lei, o objetivo do vereador do PTC é de que o poder público crie uma política voltada para o uso da bicicleta, ordenando o trânsito local, bem como incentivando o uso da bicicleta através da implantação de ciclovias e faixas exclusivas para pedestres.

 

De acordo com o projeto de lei, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) será responsável pela promoção de ações e projetos em favor de ciclistas, a fim de melhorar as condições para seu deslocamento e segurança, valorizando a integração da bicicleta ao sistema de transporte público existente e a promoção de campanhas educativas voltadas para o uso da bicicleta.

 

Entre as propostas previstas no projeto de lei está à criação de estacionamento apropriado através de bicicletários na área central de Dourados, implantação de vias coletoras necessárias para ordenar o estacionamento das bicicletas no município, além da promoção de campanhas publicitárias de educação e conscientização, dando ênfase à aplicação de normas de uso da bicicleta.

 

“Entendemos que o projeto de lei aprovado pelos colegas vereadores encampa a boa causa do estímulo ao uso da bicicleta, que é o veículo mais adequado e democrático para se garantir melhores cidades, mais limpas, silenciosas e uma população mais saudável”, destacou o vereador.

 

Leia também:

Projeto torna obrigatória construção de ciclovia em rodovias estaduais de MT 

Concurso "Na Cidade Morena Com A Minha Bicicleta" 

Dourados (MS) prossegue na reestruturação do transporte coletivo 

Campanha "Pedestre, Eu Cuido" reduz em 40% mortes no trânsito de Campo Grande (MS) 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário