"Diariamente chego atrasado ao meu local de trabalho, que fica na Tijuca a 40 minutos de distância de minha casa. A única linha que faz esse trajeto (América 665 Pavuna - Saens Peña) desrespeita totalmente os passageiros, com ônibus sujos, em péssimas condições. Além disso, há um largo intervalo entre os carros e muitas vezes os passageiros ficam 40 a 60 minutos esperando pela condução."
Buracos na pista, lixo na calçada, ônibus atrasados, ciclovias em mau estado e vários outros problemas compõem a cesta de ocorrências registradas diariamente pelo aplicativo Cidadera, uma espécie de balcão virtual de reclamações sobre problemas urbanos. O aplicativo foi criado pelos jovens Thiago Christof e Victor Stabile, ambos ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo. Hoje as atividades do Cidadera envolvem o trabalho de seis pessoas, incluindo os dois criadores do app.
Entre os usuários há cidadãos do Brasil inteiro, em todas as regiões. "E como o Cidadera funciona em qualquer localidade mapeada pelo Google, temos até algumas ocorrência em países vizinhos, como o Uruguai, Venezuela e Colômbia", lembra Thiago Christof. Com tamanha diversidade de usuários, é possível notar até as diferenças de costumes entre as regiões do país. O pessoal do Rio Grande do Sul, por exemplo, registra as ocorrências de maneira mais consciente, deixam transparecer maior senso de cidadania, cobram mais as autoridades", explica Christof.
Entre as ocorrências há um pouco de tudo, desde invasão de insetos a problemas com a sinalização de trânsito. Porém, mais recentemente, os vazamentos de água aparecem como um gerador de grande irritação, no país inteiro, mesmo nas regiões que ainda não estão sofrendo com a crise hídrica.
Página Mobilize-Cidadera na seção Mobilize-se
Buracos e burocracia
Na área de mobilidade urbana, a maioria das ocorrências refere-se a buracos no asfalto, um claro indicador de que os motoristas e seus veículos motorizados ainda dão o tom nas políticas públicas de transportes. No entanto, observa Christof, "em muitas localidades as pessoas já se acostumaram com a buraqueira e nem reclamam mais"...
Apesar disso, o Cidadera viu crescer o número de reclamações sobre as condições das calçadas e de problemas com transportes públicos, especialmente após o início da parceria Cidadera-Mobilize, no final de 2014. As ciclovias - que começam a crescer na paisagem urbana - ainda são pouco mencionadas no mapa do Cidadera.
Um dos objetivos do Cidadera é fechar parcerias com os gestores públicos, de forma a agilizar o contato entre cidadãos e autoridades. O serviço é oferecido gratuitamente às prefeituras, mas esbarra em fatores políticos e, principalmente, na burocracia. "A ferramenta para as prefeituras foi lançada no início de 2015, mas até agora nenhuma administração conseguiu concluir o processo interno de aprovação", conta Thiago Christof. Com a palavra, os prefeitos.
Informações e acesso: o Cidadera pode ser utilizado em dispositivos móveis (Android e IOS) e também por meio de computadores, no site cidadera.com. Para reclamações sobre mobilidade urbana, use a plataforma Cidadera-Mobilize, no link: www.mobilize.org.br/mobilize-se
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