Obras da Linha 4 do metrô do Rio estão 75% concluídas, diz secretário

A linha é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com o Comitê Olímpico Internacional em 2009, durante a disputa para sediar os Jogos de 2016

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: Flavia Villela e Armando Cardoso  |  Postado em: 06 de agosto de 2015

A Linha 4 do Metrô ligará Ipanema à Barra da Tijuc

A Linha 4 do Metrô ligará Ipanema à Barra da Tijuca

créditos: Reprodução

 

A Linha 4 do Metrô, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, está 75% concluída, informou ontem (5) o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório. A linha é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com o Comitê Olímpico Internacional em 2009, durante a disputa para sediar os Jogos de 2016.

 

De acordo com o secretário, são cerca de 16 km de trilhos, por onde passarão diariamente mais de 300 mil passageiros. À tarde, Osório esteve no canteiro de obras com representantes das associações de Moradores e Comercial da Barra da Tijuca.

 

"Teremos também a ponte estaiada concluída até o fim deste ano. Com isso, entramos numa etapa de acabamento de colocação de trilhos e instalação da sinalização metroviária, de modo que, em abril e maio, iniciemos os testes, sem passageiros."

 

O secretário afirmou que, no dia 1° de junho de 2016, o metrô entrará em operação assistida, levando passageiros fora do horário de pico. Segundo ele, a operação comercial começará em 1° de julho, ligando a Barra da Tijuca ao Jardim Oceânico e Ipanema. Para Carlos Osório, esse será o maior legado dos Jogos para a população do Rio.

 

A ponte é suspensa por cabos de aço e ligará os túneis construídos no Morro do Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico, sobre o canal da Barra da Tijuca, único recho onde os trens poderão ser vistos fora do subterrâneo.

 

Os cabos de aço recentemente instalados na ponte e as estruturas de concreto já alcançaram 54 dos 72 metros de altura. O trecho estaiado terá 250 metros de extensão. Na Estação Jardim Oceânico, as plataformas de embarque e desembarque, escadas e bilheterias já estão prontas.

 

Ao todo, 12 km de túneis foram escavados entre a Barra e Ipanema, faltando 1,3 Km na ligação metroviária. A Estação Gávea teve o projeto alterado, de modo a ampliar a possibilidade de futuras expansões da malha metroviária do Rio. Na Estação Jardim de Alah, no Leblon, zona sul, que, em 10 de julho, recebeu o Tunnel Boring Machine, o ‘Tatuzão’, está sendo construído o último acesso de passageiros à estação.

 

"A velocidade média do Tatuzão está acima do esperado. Temos absoluta confiança na execução dos prazos e no cumprimento do cronograma. Chegamos nessa marca de um ano antes dos Jogos Olímpicos com a Linha 4 do metrô absolutamente dentro do cronograma e com uma segurança muito grande", concluiu Osório.

 

Leia também:

Apesar de promessa ao COI, Rio não interliga regiões olímpicas por ciclovias 

Rio tem 400 km de ciclovias, mas pistas apresentam problemas 

Cidades nos trilhos 

Comentários

Marcus Abreu - 16 de Novembro de 2015 às 09:19 Positivo 0 Negativo 0

Ja foi divulgada noticia mais recente no site do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por ocasiao da visita da Presidente Dilma Roussef na semana passada, onde afirmam que as obras da Linha 4 atingiram o percentual de 83% de conclusao.

Clique aqui e deixe seu comentário