Cidades nos trilhos

Leia o Editorial da Newsletter semanal de número 171 do Mobilize Brasil

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 03 de agosto de 2015

Bondinho de Santa Teresa, no Rio

Bondinho de Santa Teresa, no Rio

créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Paralisado por quatro anos, após um acidente em 2011, o tradicional Bonde de Santa Teresa voltou a circular no Rio de Janeiro. A operação - iniciada nesta semana -  ainda é experimental, apenas em um trecho do trajeto original, porque as obras de renovação dos trilhos não foram completadas. Mas, de qualquer forma, o sistema de transporte já está atraindo turistas e recuperando a confiança dos moradores.


Descendo de Santa Teresa, o bondinho chega à Lapa, região central da cidade, onde novos trilhos estão sendo implantados para a circulação do VLT, um bonde moderno, que vai renovar a circulação de passageiros na área para a Olimpíada de 2016. Lá embaixo, em meio às obras, uma surpresa: os trilhos dos antigos bondes que circulavam no Rio no século 19 surgiram à luz, praticamente sob o mesmo traçado da linha do moderno VLT. Não é irônico?


Outro bonde, ou melhor um VLT, tem atraído turistas que visitam as cidades de Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo. Trata-se da nova linha em implantação sobre o leito onde circulavam os antigos trens da Estrada de Ferro Sorocabana. Adultos e crianças têm lotado a composição, que circula silenciosa e cruza um túnel novo, na ligação entre as duas cidades. No entanto, não há prazo para o início da operação normal do sistema, informou a EMTU.


Fora do país, Londres anuncia que vai incluir mais 51 ônibus elétricos em sua frota de transportes. A notícia é excelente como exemplo para várias capitais brasileiras, com suas frotas de BRTs multiarticulados e motores barulhentos. Os corredores de ônibus são, sem dúvida, um grande avanço nas políticas públicas de transportes, mas, jogam muito ruído e fumaça nas ruas e praças por onde passam. Quem circula a pé ou espera o ônibus conhece bem esse efeito nocivo, que pode ser contornado com as novas tecnologias de ônibus a bateria, sem a necessidade de custosas redes elétricas. Campinas (SP) já iniciou essa conversão.


E aqui ao lado, o governo da Bolívia pretende triplicar o sistema de transporte por teleféricos, que passará de 10 km para 30 km de extensão. La Paz, a capital do país, fica em uma área muito acidentada e já tem a maior rede de transporte por cabos do mundo, o chamado "Mi Teleférico", ligando o centro à localidade de El Alto.


De volta ao chão, Irene Quintáns, do blog Passos e Espaços, Crianças na Cidade nos brinda com um texto intrigante, sobre a diferente relação que as crianças mantém com certos detalhes que os adultos simplesmente não vêem quando andam por aí, em nossas cidades sofridas. Florezinhas que nascem pelos cantos, pequenos insetos, as pedras de granito da pavimentação, tudo é importante para esses olhares inaugurais. Com a pressa, perdemos essa fina percepção para os deuses que vivem nos detalhes*. Há, certamente, milhares de coisas interessantes, feias e belas, ao longo das avenidas Brasil, Tiradentes, Getúlio Vargas e tantas outras que se repetem pelas cidades do país. Mas, circulando de carro, a 60 por hora, quando você olha... já passou.  A propósito, sugerimos que você manifeste sua opinião sobre a medida de redução de velocidade do tráfego nas cidades brasileiras. Acesse nossa enquete e opine!


Por fim, lembramos que entre os dias 3 e 5 de agosto, em São Paulo, acontece o Connected Smart Cities 2015, para discutir possíveis interações entre a tecnologia, a cultura e a infraestrutura urbana. O Mobilize estará lá e participa do painel “Mudança da realidade urbana para a mobilidade”. Será que muda? Santa Teresa nos ajude!


Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil


* Uma modesta referência ao arquiteto Mies Van der Rohe (God is in the details)


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