O Metrô de Nova York anunciou que vai implantar um novo sistema de sinalização, o CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), em parte dos ramais que formam a “Boulevard Queens” (IND), nas linhas E, F, M e R, da chamada Divisão B.
A rede metroviária é dividida em ramais com números, que são atribuídos aos ex-serviços da IRT (IRT Ninth Avenue Line) agora conhecidas como Divisão A e ex-serviços de BMT (Brooklyn-Manhattan Transit Corporation) agora conhecidos como Divisão B, que são atribuídos com letras.
Foram assinados três contratos para a instalação da tecnologia. Os trabalhos serão desenvolvidos em cinco anos e meio pela Siemens e a Thales, que são as únicas empresas que possuem qualificação pela agência “Metropolitan Transportation Authority” (MTA) para instalação do CBTC. Outro contrato contempla a Mitsubishi Electric Power, para testar a tecnologia. Atualmente a Linha “L-Canarsie” possui o CBTC e a Linha 7-Flushing está recebendo a funcionalidade.
O Metrô de Nova York possuí 24 linhas, 468 estações que transportam mais de 5 milhões de pessoas diariamente em 369 km de linhas.
Leia também:
Nova York planeja fazer em estação do metrô o 1º parque subterrâneo do mundo
Os 10 maiores sistemas de metrô do mundo
30 documentários sobre mobilidade urbana