A ciclovia da orla de Santos, no litoral de São Paulo, que começa no bairro José Menino e termina no Canal 6, será totalmente reurbanizada a partir desta quarta-feira (29). As obras terão início nas imediações do Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), onde serão colocados tapumes móveis para a execução dos primeiros serviços.
Com investimento de R$ 5,02 milhões, a obra tem duração estimada de nove meses. Os recursos são do Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). A Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) é a pasta responsável por gerenciar os serviços realizados pela Termaq, vencedora da licitação.
Segundo a prefeitura, a ciclovia não será desativada durante os trabalhos. Os serviços estão programados por trechos, sem impacto significativo. O primeiro vai até o Canal 1. Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acompanharão o processo e realizarão interdições, conforme o andamento das obras. Haverá ainda sinalização de orientação aos ciclistas e pedestres.
A intervenção inclui a recuperação dos 4,9 Km de pista, com a remoção da pavimentação asfáltica e substituição por pavimento de concreto pigmentado, que deve reduzir a necessidade de manutenção. O projeto prevê ainda a plena acessibilidade e a reimplantação de canteiros verdes, para ampliar as áreas de infiltração. A reforma não irá interferir na concepção ou detalhes arquitetônicos do equipamento. Com mais de 12 anos de uso, a ciclovia apresenta problemas de drenagem, devido a raízes de árvores que levantam o piso da calçada.
Outro fator é a drenagem atual, conduzida ao longo da pista por meio de guias. Para facilitar o escoamento das águas, as guias serão retiradas, nivelando a pista com o piso do passeio; e os cruzamentos ganharão sistema de drenagem. A travessia dos passeios das alamedas receberão novos pisos táteis de alerta, atualizando o projeto às normas de acessibilidade vigentes. Como a iluminação da orla passa por esse espaço, será feito também o cabeamento dos dutos sob a pista. O jardim que divide a ciclovia do passeio será remodelado e os trechos de calçada em mosaico português que estiverem com problemas serão recuperados.
Leia também:
App para celular pretende recompensar pedaladas
VLT de Santos (SP) funcionará integrado ao ônibus a partir de dezembro
Um bicicletário automático, made in Brasil