Idosos que tentavam se cadastrar para o benefício da gratuidade no transporte público de Natal sofreram para receber atendimento. O problema ocorreu devido às filas que foram formadas em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), no bairro da Ribeira, na zona Leste da capital potiguar. Segundo os usuários, haviam poucas fichas para o atendimento nesta quarta-feira (22).
O cadastramento começou no início da manhã e muitos idosos chegaram ao local por volta das 4h. "Eles distribuíram apenas 170 fichas, mas tem muito mais gente do que isso aqui. Vai ter gente saindo sem ser atendido", disse uma idosa que aguardava na fila para entrar no prédio. O número, contudo, não bate com a informação da STTU, que garante realizar cerca de 400 atendimentos por dia.
Do lado de dentro, todas as cadeiras estavam ocupadas e alguns idosos tiveram de ficar em pé esperando. Segundo a secretaria, horário para o cadastro é das 7h às 16h30 e somente idosos com mais de 65 anos têm direito ao benefício.
Lei regulamenta serviço
Uma lei publicada em junho no Diário Oficial do Município regulamentou o uso do cartão de gratuidade por parte dos idosos, que terão de embarcar pela porta da frente dos veículos. De acordo com a STTU, mesmo com a implementação do cadastro, o idoso que estiver portanto o seu documento de identificação poderá continuar usando o serviço, só que pela porta da frente.
Para realizar o cadastramento é necessário apresentar o documento de identidade original com foto, CPF e comprovante de residência. O cartão é confeccionado e entregue na hora.
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